Você já se viu frustrado com a teimosia de sua criança? Bem, pode ser que você precise repensar seus conceitos. De acordo com uma estudo feito por universidades alemãs e estadunidenses, crianças teimosas e desobedientes têm maiores chances de conseguir alcançar sucesso em sua vida.
Dessa forma, as crianças que são consideradas “arteiras” ou que costumam não seguir as regras podem, surpreendentemente, ser recompensadas financeiramente no futuro.
O estudo acompanhou o rendimento e comportamento de crianças entre 8 e 12 anos ao longo de quatro décadas. E a descoberta foi notável: as crianças consideradas mais desobedientes e teimosas na infância acabaram obtendo melhores salários como adultos.
Desse modo, os pesquisadores explicam que a competitividade desenvolvida pelas crianças teimosas pode ser um dos fatores-chave para seu sucesso financeiro na vida adulta. Esse traço comportamental torna as crianças cada vez mais determinadas e focadas em suas negociações.
Assim, fazendo com que elas conquistem oportunidades profissionais e conquistas financeiras melhores.
Porém, é importante ressaltar que cada criança é única e o resultado da pesquisa não se aplica a todos os casos. A forma como são educadas e sua autoestima também desempenham um papel significativo em seu desenvolvimento. Encontrar um equilíbrio entre impor limites saudáveis e permitir a liberdade pode ser a chave para o sucesso futuro de uma criança.
Portanto, ao se deparar com a teimosia de seu filho, é válido considerar que esse traço pode ser um sinal de determinação e competição saudável. Dessa maneira, se bem orientados, poderá impulsionar suas realizações no futuro.
Imagem de Capa: Canva