Interessante

Estudo revela que filhos do meio são mais honestos e agradáveis: Entenda os resultados

Muitos falam que os filhos do meio são os “esquecidos” da família. No entanto, essa imagem está sendo reavaliada graças a um estudo recente publicado no periódico PNAS.

De acordo a pesquisa, que analisou os traços de personalidade de mais de 700 mil pessoas, os filhos do meio se destacam por serem mais honestos, humildes e agradáveis do que seus irmãos. Além disso, pessoas de famílias maiores tendem a exibir mais dessas características.

Sobre o estudo

Os pesquisadores Michael Ashton e Kibeom Lee utilizaram o modelo de personalidade HEXACO, uma alternativa ao tradicional modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade.

O HEXACO avalia seis dimensões principais:

  • Honestidade / Humildade
  • Emotividade
  • Extroversão
  • Amabilidade
  • Consciência
  • Abertura à Experiência

Neste modelo, amabilidade refere-se à flexibilidade, perdão e graça, enquanto no modelo dos Cinco Grandes, está mais relacionada a afeto e cooperação.

Os dados foram coletados por meio de testes de personalidade disponíveis no site hexaco.org, onde 710.797 indivíduos compartilharam informações sobre ordem de nascimento, e 74.920 informaram também o número de irmãos.

Principais descobertas

Na pesquisa, foi revelado que os filhos do meio pontuaram mais alto em honestidade e amabilidade. Dessa forma, tendo um resultado mais alto do que os irmãos mais velhos, caçulas e filhos únicos.

No entanto, quanto maior o número de irmãos, maiores foram as pontuações em características como cooperação e humildade.

Cerca de 25% das diferenças foram atribuídas à religiosidade, já que famílias religiosas tendem a ter mais filhos. Contudo, a maior parte das variações decorreu da ordem de nascimento e do tamanho da família.

Dessa forma, os pesquisadores levantaram uma hipótese que sugere que em famílias numerosas, a necessidade de cooperação para convivência harmoniosa pode influenciar o desenvolvimento de características mais empáticas e altruístas.

Embora os achados sejam relevantes, estudos anteriores apresentaram resultados diferentes. Em 2020, uma pesquisa sobre diferenças entre filhos únicos e pessoas com irmãos não identificou variações significativas em traços de narcisismo.

Outro estudo, de 2019, usando o mesmo modelo HEXACO, encontrou diferenças muito pequenas entre filhos únicos e aqueles com irmãos.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Gravações de ‘Vale-Tudo’ são canceladas após intensa polêmica entre Bella Campos e Cauã Reymond

As gravações da novela Vale-Tudo, da TV Globo, foram canceladas na tarde desta quinta-feira (17),…

8 horas ago

Caiu a máscara? Em meio a escândalos, Davi Brito pode ser preso após acusações graves

Desde que venceu o Big Brother Brasil 24, Davi Brito tem enfrentado uma série de…

8 horas ago

5 Sinais de que você está dando acesso demais para alguém que não merece

Quando nos envolvemos com alguém, é comum ignorar algumas “red flags”. Dessa forma, você se…

1 dia ago

6 Signos do Zodíaco que possuem almas místicas e profundas (e que muitos não sabem)

Quando falamos em “bruxa”, a imagem que muitos ainda têm é a de uma figura…

1 dia ago

3 Sinais do tarô de que você está prestes a conhecer sua alma gêmea de verdade

Você sente que algo grande está prestes a acontecer na sua vida amorosa? Como se…

1 dia ago

Estudante de 13 anos engravida após participar de “jogo perigoso” levantando alerta sobre preocupante realidade entre jovens

Um caso envolvendo uma adolescente de 13 anos gerou um intenso debate ao trazer à…

1 dia ago