Reflexão

Eu casei comigo mesma!

Já ouviu falar de sologamia? Este é o termo usado para falar de “casamento com si mesmo”. Como assim!? Entenda mais aqui.

A ideia surgiu uns 10 anos atrás e vem pegando fôlego, atraindo cada vez mais atenção e mais adeptos. Também conhecido como autobodas ou autocasamento, a ideia é fazer um ato cerimonial com direito a roupas, festas, bolo de três andares e até votos de casamento.

Tolice? Loucura? Nem tanto!

Cerimônias, votos e festividades servem um propósito real, de criar ou firmar na nossa consciência um momento ou decisão importante. Por isso tem tanto disso nas religiões e nas práticas espirituais. O ato externo reforça a decisão interna.

Sologamia tem por trás um conceito muito bonito e importante: amor próprio. Como já escrevi antes, amor próprio é a base para a felicidade. Neste artigo e vídeo eu mostrei como você pode desenvolver amor próprio: Aprenda a Se Amar – Como Ter Amor Próprio!

Se amar significa que você agora vai levar à sério seu bem-estar. Isso significa pesquisar e valorizar seu crescimento espiritual, como também sua saúde emocional e física, que é tudo que eu tento transmitir no meu trabalho. O Caminho 3T é uma solução completa para se cuidar, se amar e ser feliz.

Alguns perguntam: “isso não é egoísmo?” ou “não devemos amar Deus primeiro?”.

Não é egoísmo pelo simples fato que quem se ama, consegue amar outros de verdade. Não dá para amar outros, sem primeiro se amar. Uma pessoa que está afogando, não consegue ajudar outros a não afogar. Se você não está bem, vai ser um peso para todos ao seu redor. E quanto mais você não se ama, mais você vai sabotar tudo na sua vida, desde o trabalho, até os relacionamentos.

E, quanto a Deus, quem fala que deve primeiro amar Deus, não entende quem é Deus. Krishna enfatiza que nós somos Suas partes. Somos centelhas divinas. Pode ver que na Bhagavad-gita, o livro mais importante do yoga, Krishna primeiro ensina quem somos, para depois falar sobre Ele, Deus. Como somos partes de Deus, primeiro você precisa se conhecer e se amar, para então entender, servir e amar a Deus. Uma coisa leva a outra. Nenhum pai quer ver seu filho sem autoestima e sem amor próprio. Deus não é diferente.

Sologamia celebra também o fato que não precisamos de ninguém para ser feliz. Sempre insisto: você não depende de ninguém. Sua felicidade é inteiramente de sua responsabilidade. Só você pode se deixar feliz ou não. O poder está em suas mãos.

Muitos sofrem com esta ilusão do casamento como fonte de felicidade. O assunto é totalmente fantasiado. Existe toda uma cultura artificial do príncipe encantado, o casamento perfeito, a mulher dos sonhos, etc. Não é à toa que casamentos duram pouco. Passando a festa, a realidade logo se revela. Casamento é um dharma importante e exigente, e não é um mar de rosas. Requer grande esforço e dedicação para dar certo. Só dá certo para quem encara a coisa com seriedade e determinação, não fantasia.

Então vamos celebrar o amor próprio! Valorize a si mesmo e não tenha medo de estar sozinho ou sozinha. Você só precisa de você para ser feliz. Como Krishna diz na Bhagavad-gita, você pode ser seu melhor amigo, ou você pode ser seu pior inimigo. Depende de você!

No livro “O Caminho 3T” entenderá como aprender a se amar e se valorizar para assim poder viver melhor.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema:

Por: Giridhari Das

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Cuidado! Se esses animais aparecerem em excesso na sua casa, pode ser um alerta espiritual e energético

A presença de certos animais em uma quantidade fora do normal dentro de casa pode…

23 horas ago

Cientistas afirmam descobrir evidências de que a “consciência” continua existindo após a morte na forma de “alma”

Recentemente, um novo estudo trouxe evidências que indicam que a consciência pode continuar existindo após…

24 horas ago

Esta é a cor que indica maior inteligência nas pessoas, segundo a ciência – Você usa ela?

A psicologia das cores é um campo fascinante que estuda como os tons influenciam nosso…

1 dia ago

Menina de 11 anos tira a própria vida após ser vítima de bullying por “status de imigração da família”, nos EUA

Aviso: Este artigo contém tema sensível, o que pode ser angustiante para alguns leitores. A…

1 dia ago

Filme estrelado por Fernanda Montenegro foi escolhido para a abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

O filme "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, foi selecionado para abrir o 27º Festival de…

1 dia ago

A tão esperada ‘Lua de Sangue’ de 2025 poderá ser observada por todo o Brasil; Saiba quando e como

Se você é fã de eventos astronômicos, a Lua de Sangue está prestes a acontecer…

1 dia ago