Uma TikToker chamada Ana Ibarra recentemente publicou um vídeo em que afirmava esperar em seu carro até o momento exato em que seu turno começa. Ela pretendia incentivar seus seguidores a seguir estritamente seus horários de trabalho, não chegando cedo nem ficando até tarde.
@anaxxibarra
“Eu estou literalmente esperando ser exatamente 8 horas para poder entrar no meu trabalho”, diz Ibarra. “Eu começo a trabalhar às 8 horas. Isso significa que eu vou sair exatamente no horário em que devo sair.”
O vídeo rapidamente gerou debate entre os visualizadores, com alguns concordando com a perspetiva de Ana, outros explicando enfrentar problemas com seus superiores ao adotar uma abordagem semelhante e enquanto alguns argumentavam que começar exatamente no horário de início significava não estar pronta para trabalhar, outros defendiam que, se o horário de início fosse às 8 horas, começar a preparação nesse horário era justo. O vídeo de teve mais de 395.000 visualizações e 46.100 curtidas.
“Mas se você entrar às 8, você não está pronto para trabalhar, então você está atrasado”, argumentou o usuário do TikTok @stevenpotvin7.
Muitos outros internautas concordaram com a perspetiva dela. Alguns disseram que se os empregadores quisessem que os funcionários chegassem cedo para preparar o trabalho, deveriam pagar por esse tempo extra.
A discussão gerada pelo vídeo destaca a importância de estabelecer expectativas claras e gerenciar o tempo dos funcionários de forma eficaz. Regras claras e canais de comunicação abertos são vitais para garantir que todos compreendam seus papéis e responsabilidades no ambiente de trabalho. No Canadá, a província de Ontário se tornou a primeira a estabelecer uma lei que proíbe os empregadores de exigir que os funcionários trabalhem após o horário estabelecido, garantindo assim o direito dos funcionários a uma desconexão adequada do trabalho.
Imagem de capa: Reprodução