Um ex-cientista da NASA decidiu tentar provar de uma vez por todas se a vida é uma simulação.
Apesar de essa ser uma teoria que formou a premissa de alguns filmes de ficção científica ao longo dos anos, mas e se todos os atores, produtores e escritores desses filmes estivessem presos em uma simulação, sem nem mesmo saber?
Experiências de quase morte, aparentes “falhas” e coincidências bizarras podem ser explicadas por algo fora da nossa consciência, controlando tudo o que fazemos?
Em 2017, ele publicou um artigo que detalhava uma série de experimentos projetados para descobrir se algo está renderizando nosso mundo, método semelhante à maneira como os videogames são criados.
Campbell criou uma organização sem fins lucrativos chamada Centro para a Unificação da Ciência e da Consciência (CUSAC) para continuar sua busca pela verdade, e cientistas da Universidade Politécnica Estadual da Califórnia (CalPoly) estão colocando seus experimentos à prova.
Em seu site, o CUSAC descreve um de seus objetivos como: “Desenvolver conhecimento e compreensão fundamentais, tanto do eu quanto do sistema de informação em evolução que parece ser a fonte de toda a realidade, por meio de investigação científica rigorosa da realidade física e da consciência”.
Em um comunicado à imprensa, o CUSAC explicou que os experimentos de Campbell “devem fornecer fortes evidências científicas de que vivemos em uma realidade virtual simulada por computador” .
Elas se baseiam na ideia de que nossa “consciência não é um produto da simulação — ela é fundamental para a realidade”; com Campbell levantando a hipótese de que o universo não existe sem um ator — também conhecido como nós — no centro dele.
Os experimentos de Campbell provocaram reações mistas de pessoas que acham que ele pode estar no caminho certo e daquelas que são mais céticas quanto à ideia de que o mundo ao nosso redor é uma simulação.
Em um tópico do Reddit que discutiu a teoria, uma pessoa destacou: “Se estivéssemos em uma simulação, nenhum teste para provar isso daria negativo, já que a simulação seria programada para falsificar os resultados?”
Outro brincou: “Eu nem me filmaria dormindo para provar se sou assombrado e você quer que eu descubra se vivo em uma simulação?”
Imagem de Capa: Reprodução YouTube/Canva
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…