Uma fã morreu antes do show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, no Brasil, nesta sexta-feira (17). Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, estudava psicologia e morava em Rondonópolis, no Estado do Mato Grosso, mas era de Sonora, Mato Grosso do Sul.
A morte da jovem foi confirmada por parentes e segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Ana foi ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, “em parada cardiorrespiratória”. “Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu”, afirmaram.
O show de Taylor Swift desta sexta-feira, no Rio, foi a primeira de seis apresentações de sua turnê “The Eras Tour” no Brasil. Cerca de mil fãs passaram mal e desmaiaram durante o show por causa do calor — a máxima foi de 39,1°C com sensação térmica de 60º C, segundo o Inmet.
Fãs relataram que muita gente passou mal, chegando até a desmaiar, devido as altas temperaturas mesmo à noite, durante o show. Ainda de acordo com espectadores, a TF4, organizadora da turnê, proibiu garrafas de qualquer tipo no Estádio Nilton Santos, e não havia bebedouros.
A cantora chegou a interromper a apresentação e pediu ajuda da produção para atender um grupo que estava passando mal. A cantora pediu para que entregassem água aos fãs.
ELA!
Taylor Swift pediu para os seguranças levarem água para as pessoas que estão na pista premium. pic.twitter.com/bs8TQXtpLt
— Taylor Swift Daily Brasil (@tswiftdailybr) November 17, 2023
Ana tinha o sonho de ver Taylor Swift
Amigos de Ana afirmaram que a jovem estava realizando um sonho ao viajar do Mato Grosso para o Rio de Janeiro para assistir ao show da cantora norte-americana. Nas redes sociais, a jovem compartilhou vídeos do caminho até o Engenhão, onde foi o show. Em uma das imagens, Ana aparenta estar muito animada com a apresentação.
Já em outras imagens, Ana aparece se abanando e debaixo de uma sombrinha. O vídeo também indica que estava 35ºC no momento da gravação, feita por volta das 13h. Ana assistiu o início do show, mas desmaiou e teve uma parada cardiorrespiratória. No atendimento médico, Ana tentou ser reanimada mas não resistiu e morreu.
Taylor Swift divulgou uma nota nas redes sociais lamentando a morte da fã. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite”, escreveu a cantora.
Taylor afirmou que estava arrasada pelo acontecido e que recebeu poucas informações sobre a morte da fã, “além do fato de que ela era incrivelmente linda e muito jovem”.
“Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos.” Taylor também disse que essa era a última coisa que imaginava que aconteceria quando decidiu trazer sua turnê para o Brasil.
Imagem de Capa: Arquivo Pessoal/Reprodução