Devido à poucas pesquisas sobre o assunto, a Universidade sueca de Lund decidiu investigar o impacto a longo prazo que tatuagens possam causar na saúde das pessoas – e o que eles descobriram não foi bom.
A líder do estudo, a pesquisadora Christel Nielsen, disse que a equipe coletou amostras de um grande grupo de 11.905 pessoas para investigar a ligação entre tatuagens e linfoma.
“Identificamos pessoas diagnosticadas com linfoma através de registos populacionais. Esses indivíduos foram então comparados com um grupo controle do mesmo sexo e idade, mas sem linfoma. Os participantes do estudo responderam a um questionário sobre fatores de estilo de vida para determinar se estavam tatuados ou não”, explicou Nielsen.
No grupo com linfoma, 21 por cento foram tatuados (289), enquanto 18 por cento foram tatuados no grupo de controle sem diagnóstico de linfoma (735).
O linfoma é um tipo de câncer no sangue que se espalha dos glóbulos brancos para a rede de órgãos que ajudam o corpo a combater infecções.
O grupo de pesquisa concluiu que o tamanho da tatuagem poderia aumentar o risco de linfoma e que não importava onde a tatuagem estava localizada no corpo.
Apesar dos resultados, eles enfatizam que mais pesquisas são necessárias para confirmar as descobertas, e que eles não estão tentando impedir que as pessoas sejam tatuadas.
“Depois de levar em conta outros fatores relevantes, como tabagismo e idade, descobrimos que o risco de desenvolver linfoma era 21% maior entre aqueles que estavam tatuados”, disse Nielsen.
“É importante lembrar que o linfoma é uma doença rara e que os nossos resultados se aplicam ao nível do grupo. Já sabemos que quando a tinta da tatuagem é injetada na pele, o corpo interpreta isso como algo estranho que não deveria estar ali e o sistema imunológico é ativado. Grande parte da tinta é transportada da pele para os gânglios linfáticos onde é depositada.”, acrescentou.
“As pessoas provavelmente vão querer continuar a expressar a sua identidade através de tatuagens e, portanto, é muito importante que nós, como sociedade, possamos garantir que isso seja seguro”, alertou Nielsen.
“Para o indivíduo, é bom saber que as tatuagens podem afetar a sua saúde e que você deve consultar o seu médico se sentir sintomas que acredita que possam estar relacionados à sua tatuagem”, concluiu.
Imagem de Capa: Canva
Já imaginou o que uma ilusão de ótica pode dizer sobre sua personalidade? Esse teste…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo uma nova série de terror: “Não Volte Para…
O medo de traição é uma preocupação comum em muitos relacionamentos, contudo, existem sinais que…
A influenciadora e cantora Jojo Todynho vem sofrendo com a perda de contratos com marcas…
Recentemente, Jada Pinkett Smith e Will Smith comunicaram que ainda estavam tentando entender o relacionamento,…
A dor lombar, além de suas causas físicas, muitas vezes é interpretada na psicossomática como…