Urinar no chuveiro pode parecer prático e até econômico, no entanto, especialistas em saúde pélvica apontam que esse hábito pode causar problemas para sua bexiga a longo prazo.
Nas redes sociais, a Dra. Teresa Irwin e a Dra. Alicia Jeffrey-Thomas, alertam sobre os riscos envolvidos.
O som da água e os reflexos da bexiga
De acordo com a Dra. Irwin, urinar no chuveiro pode treinar sua bexiga a associar o som da água corrente com a necessidade de urinar. Portanto, futuramente, você pode ouvir o barulho de água e sentir uma vontade urgente de ir ao banheiro, mesmo que sem necessidade.
A Dra. Jeffrey-Thomas complementa que essa associação é semelhante ao clássico experimento dos cães de Pavlov, que associavam o som de um sino à comida. Da mesma forma, seu cérebro pode programar a bexiga para responder a estímulos externos, criando um padrão difícil de reverter.
Impactos no assoalho pélvico
Outro fator importante seria a posição inadequada ao urinar no chuveiro, especialmente para mulheres.
A Dra. Jeffrey-Thomas alerta que ao urinar em pé, você impede o relaxamento completo do assoalho pélvico, dessa forma, dificultando o esvaziamento total da bexiga.
Ao longo do tempo, pode trazer problemas como infecções urinárias e até disfunções no assoalho pélvico, assim, aumentando o risco de incontinência.
Então, mesmo que seja um hábito “inofensivo”, busque não urinar no chuveiro para evitar consequências inesperadas para sua saúde. Manter práticas saudáveis e evitar associações desnecessárias entre sons e ações ajuda a proteger seu corpo a longo prazo.
Portanto, reflita sobre seus hábitos e priorize sua saúde urinária para evitar complicações no futuro.
@dr.teresa.irwin I said what I said! Unless you’re struggling with total bladder emptying you need to hear this #bladdertips #pft #obgyn ♬ Pieces (Solo Piano Version) – Danilo Stankovic
Imagem de Capa: Reprodução/Canva