Aos 102 anos, Gladys McGarey compartilha como ela se sente hoje em dia. Pouco antes de ela completar 70 anos, seu marido, Bill, com quem ela foi casada por 46 anos, entregou-lhe os papéis do divórcio. Ele revelou à mulher que os carregava em sua pasta há seis meses e que gostaria de uma assinatura imediata.
Além de serem casados há décadas e terem seis filhos juntos, eles também eram colegas de trabalho no qual compartilharam uma clínica. Ambos eram médicos e estavam entre os cofundadores da American Holistic Medical Association desde 1978.
“Isso me pegou de surpresa. Eu estava quebrada”, disse Gladys ao The Guardian. Sua filha Helene havia ingressado recentemente na profissão, e mãe e filha seguiram seu próprio caminho, abrindo uma nova clínica.
Enquanto Gladys ainda tinha “algo para se levantar todas as manhãs”, a dor da separação era imensa – “a coisa mais difícil” que ela já enfrentou. Mais difícil, ela diz, do que os dois diagnósticos de câncer que ela teve em seus 30 e 90 anos.
“Não é uma questão de superar as coisas, é uma questão de viver”, diz ela agora, falando da casa que construiu, a convite de Helene, atrás da casa da filha. “Se você conseguir superar os problemas com os quais se deparou, eles se tornarão um de seus professores.”
Mas foi um processo lento. “Foi só aos 93 anos que realmente aceitei”, diz ela. “Até que você chega naquela parte em que pode se segurar.”
O momento decisivo em sua vida ocorreu quando a idosa recebeu um convite para o casamento do ex marido. “Eu estava com tanta raiva, eu estava gritando. Parei no acostamento e pensei comigo mesmo: ‘Você vai continuar assim? Quero dizer, isso é realmente nojento.’”
Olhando para trás, Gladys afirma que agora pode ver que seu divórcio foi um ponto de virada crítico e construtivo: “Antes disso, eu realmente não confiava em minha própria voz. Após o divórcio, recuperei o que tinha.”
“Não me arrependo de um minuto que passei como esposa de Bill”, diz ela. “Minha vida assumiu essas dimensões incríveis que não estão completamente associadas a ele”, diz ela. “O que eu escolhi está funcionando para mim.”
Gladys nunca se casou novamente. “As pessoas perguntavam se eu estava namorando e eu dizia: ‘Por que eu iria querer cuidar de outro velho? Não, obrigado.’”
Ela se aposentou aos 86 anos, mas continua atendendo por telefone. Aos 100 anos, ela deu uma palestra em uma grande conferência sobre medicina holística e sua crença central de que ela tem “um colega dentro de cada paciente que faz a cura, como eu faço a outra parte dela, que é o que sei e entendo no campo da medicina”.
Ela acaba de publicar um livro que oferece orientações para uma vida bem vivida. Seu cabelo, que ela não corta desde os 40 anos, está bem trançado como uma coroa branca, pronta como sempre para o trabalho.
Imagem de Capa: Arquivo Pessoal Gladys McGarey