Formas eficazes de impedir um ataque de pânico antes que ele aconteça; explica ciência

Para aqueles que sofrem de ataques de pânico, isso é uma coisa terrível. Muitas vezes, eles são mal compreendidos, e aqueles que sofrem de ataques de pânico são frequentemente acusados de serem apenas dramáticos.

Isso está longe de ser o caso, no entanto. Na verdade, os ataques de pânico estão longe de ser experiências agradáveis. Além disso, eles são uma coisa muito real para aqueles que estão nas garras de um.

Os ataques de pânico são uma resposta física como resultado de uma ameaça percebida, natural ou não, que é caracterizada por sintomas como suor, tremores, respiração superficial, coração acelerado, tremores e sentimentos desagradáveis em geral.

Tente se lembrar de como você se sentiu na última vez que quase sofreu um acidente ao dirigir. Essa sensação que você provavelmente experimentou, a descarga de adrenalina e o medo é o que parece estar no meio de um ataque de pânico.

Em algum momento ou outro, todos provavelmente experimentarão um ataque de pânico em algum momento de suas vidas.

Seja devido a uma situação ou ameaça perigosa real, ou apenas por uma situação altamente estressante, se você se pega tendo ataques de pânico sem nenhuma razão real, e isso acaba afetando negativamente sua vida, então você pode, infelizmente, ter um transtorno de pânico.

Para ajudar você a passar pela vida sem ataques de pânico, saiba dez maneiras de interromper seus ataques de pânico antes que eles saiam do controle.

Dez maneiras de parar um ataque de pânico antes que ele comece:

1. Experimente fazer automassagem no couro cabeludo

Quem não gostaria de uma boa massagem toda vez que as coisas ficassem um pouco estressantes ou você estivesse nervoso? Pesquisas descobriram que uma massagem fornece benefícios reais e pode mudar a bioquímica de uma pessoa.

De acordo com um estudo, os níveis de cortisol puderam ser significativamente reduzidos, enquanto a dopamina e a serotonina aumentaram drasticamente como resultado da terapia de massagem.

Se você se encontrar em uma situação em que um ataque de pânico pode ocorrer, considere a fazer uma boa massagem no couro cabeludo. Massagens nessa área reduzem a tensão que você sente no pescoço e na parte de trás da cabeça, proporcionando aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro.

2. Respire fundo

Quase todas as técnicas usadas para aliviar o estresse e induzir relaxamento incorporam respiração profunda. É incrível como algo tão básico quanto a respiração lenta e controlada pode ter um efeito tão calmante em todo o nosso sistema nervoso.

Algumas técnicas de alívio do estresse que incorporam respiração profunda incluem respiração de resistência, movimento respiratório e respiração coerente, todas elas estimulando o nervo vago, o que proporciona alívio devido à liberação de hormônios e enzimas como prolactina, acetilcolina, ocitocina e vasopressina.

Se você se encontrar no calor do momento e achar que um ataque de pânico pode acontecer, não se preocupe em seguir as técnicas acima à risca; tente respirar lenta e profundamente, enchendo os pulmões. Segure por alguns segundos e então, tão lentamente quanto, expire. Você provavelmente notará alívio bem rápido!

3. Dê uma sacudida

Tremer é uma resposta natural da maioria dos animais depois que eles escapam de uma situação perigosa, embora pareça ter sido perdida para nós, humanos, devido à diminuição dos riscos ambientais que enfrentamos.

Da próxima vez que você estiver se sentindo um pouco nervoso, tente tremer ou se sacudir um pouco, e você provavelmente verá que a tensão começa a diminuir, e como resultado, você provavelmente superará um ataque de pânico!

4. Ouça batidas ou ondas binaurais

Batidas binaurais são um tipo de tecnologia que pode ter efeitos profundos na sua capacidade de controlar a dor e seu humor. Utilizando tons de baixa frequência, as batidas binaurais demonstraram reduzir significativamente a ansiedade em pessoas propensas a ela e podem até aliviar os sintomas de crianças que sofrem de TDAH.

Considere baixar algumas batidas binaurais ou até mesmo alguns sons do oceano para o seu telefone. Então, se você se encontrar em uma situação propícia a um ataque de pânico, você pode tentar relaxar e deixar os sons acalmarem sua mente.

Tente realmente se concentrar nos sons e se imaginar em um lugar agradável e seguro. Você provavelmente se sentirá muito melhor depois de alguns minutos disso.

5. Tenha chocolate amargo para emergência

Essa técnica é muito mais atraente para a maioria, tenho certeza, e provavelmente será difícil de deixar passar quando você descobrir que funciona para você!

Ao consumir chocolate amargo com 85% ou mais de teor de cacau, você desfrutará de uma infusão de magnésio em seu sistema. O magnésio tem um efeito calmante profundo, e o chocolate é uma das melhores fontes desse mineral milagroso.

Além de conter magnésio em quantidades significativas, o chocolate amargo também contém teobromina, que também ajuda a melhorar seu humor, e triptofano, um aminoácido precursor do hormônio serotonina.

Tente carregar alguns quadradinhos de chocolate amargo com você, e da próxima vez que você sentir que um ataque de pânico pode vir, tente comer alguns. Você provavelmente verá que o pânico passa sem um ataque, e você também terá o benefício adicional de uma guloseima saborosa.

6. Jogue água fria no rosto

Um respingo de água fria no rosto oferece uma mudança chocante de perspectiva! Estudos descobriram que o sistema parassimpático é estimulado pela imersão do rosto em água fria.

Como resultado, ocorrem mudanças fisiológicas que estimulam o nervo vago, reduzindo significativamente nossa frequência cardíaca e também ativando nossos sistemas imunológico e digestivo.

Jogar água no rosto funciona excepcionalmente bem para estimular o nervo vago devido à área atrás dos nossos olhos ser especialmente responsiva.

7. Distraia-se

Ataques de pânico geralmente ocorrem como resultado de nossos pensamentos ansiosos. Se você puder se distrair desses pensamentos indutores de ansiedade, um ataque de pânico pode ser evitado.

Ler um livro, jogar um jogo, organizar ou limpar a casa, ter uma ligação telefônica com um amigo ou simplesmente contar são ótimas maneiras de se distrair de pensamentos ansiosos.

Qualquer coisa que você possa fazer para tirar sua mente dos pensamentos ansiosos nadando em sua cabeça provavelmente resultará no fim dos sentimentos estressantes. Distrair sua mente desses pensamentos é uma habilidade que você deve dominar. Então, quanto melhor você se tornar nisso, melhor você será para superar um ataque de pânico.

Se pensamentos simples de distração não estiverem funcionando para você, tente experiências mais sensoriais, como sentir cheiros ou gostos fortes ou gelo. Qualquer coisa que você possa usar para se distrair dos pensamentos e sentimentos ansiosos que desencadeiam seus ataques de pânico está bom, embora experiências sensoriais sejam mais eficazes.

8. Experimente Yoga: Postura do Coelho

Se você tiver um tempinho e estiver em um ambiente mais privado, experimente a Postura no Yoga do Coelho. Sente-se sobre os calcanhares, joelhos e pés juntos e estique os braços para trás para agarrar os calcanhares, pode aliviar o estresse e a ansiedade.

Esta postura é excelente para aliviar a tensão nas costas, pescoço e ombros, onde o estresse geralmente fica reprimido.

A Postura do Coelho é especialmente benéfica para aqueles que sofrem de ansiedade e depressão. Isso porque ela comprime as glândulas paratireoide e tireoide. Esta postura também promove o fluxo sanguíneo para o cérebro, tudo isso oferecendo efeitos de mitigação do pânico!

9. Aqueça suas mãos

Quando começamos a nos sentir estressados, nossos corpos começam a enviar sangue para as áreas mais tensas do corpo, como quadris e ombros, devido à resposta de luta ou fuga.

Como resultado, nossas mãos geralmente ficam frias! Ao aquecer nossas mãos, a resposta ao estresse pode ser revertida, e o relaxamento parassimpático é acionado. Muitas pesquisas afirmam que alguém pode reduzir sua pressão arterial significativamente aquecendo suas mãos.

Aquecer fisicamente nossas mãos sob água quente, em um banho morno e segurar uma xícara de café ou chá bem quente são ótimas maneiras de aquecer nossas mãos e sentir alívio, mas técnicas de visualização também são eficazes para isso.

Então imagine-se em uma situação quente, como na cama, sob cobertores quentes ou sentado em frente a uma lareira aconchegante. Cada cena pode evocar uma resposta relaxante de nossos corpos!

10. Experimente compressas de gelo

Se você se pega tendo ataques de pânico em casa com frequência, considere manter algumas bolsas de gelo prontas no seu freezer.

Se você sentir que um ataque pode estar chegando, coloque algumas contra a parte inferior das costas enquanto segura mais algumas nas mãos, e você provavelmente notará alívio do estresse e da ansiedade que estão tomando conta de você.

Ao fazer isso, você pode notar alívio imediato, pois a tensão e o aperto na parte superior do seu corpo se movem para baixo, onde as sensações de frio produzidas pelas bolsas de gelo estão centralizadas. Depois de um minuto disso, você pode passar para uma respiração lenta e, em mais alguns minutos, o pânico e a ansiedade provavelmente terão passado.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!