Nas redes sociais, a viralização de imagens com ilusão de ótica é comum, contudo, uma imagem deixou vários usuários perplexos e causou uma confusão visual em torno de uma foto de um cão em uma posição incomum.
“Afinal, por que meu cérebro demorou tanto para entender o que estava acontecendo nesta foto?”, diz a legenda da imagem, que aparentemente retrata um cão com uma coleira.
Embora pareça fácil de compreender à primeira vista, a dificuldade reside em determinar qual é a extremidade do cão.
Dessa forma, por causa da perspectiva da imagem, a visualização do cão não é inicialmente clara. Assim, fazendo com que pareça que o animal é um mutante radioativo ou um cachorro colocado em um corredor de espelhos.
“Sim, 100% vi um cachorro de Chernobyl”, disse um internauta. “Não tenho certeza de quanto tempo devo olhar antes de entender. Mas ainda não aconteceu”, disse outro.
“100% o ‘cachorro’ de John Carpenter em ‘A Coisa'”, declarou um terceiro, fazendo referência ao cachorro infectado por alienígenas no clássico de horror de 1982.
Dessa forma, observadores perspicazes apontaram que o truque é virar o dispositivo de cabeça para baixo. Então, você conseguirá ver que o cachorro está deitado de lado, com a cabeça erguida e virada para trás.
A inicial dificuldade em decifrar a imagem se deve a uma variação de um fenômeno chamado de Ilusão de Thatcher.
Nomeado após Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido, este efeito descreve como é difícil compreender características distorcidas em um rosto de cabeça para baixo, mesmo que as características sejam óbvias quando o rosto está de cabeça para cima.
Imagem de Capa: Themuffreport
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…