Manipuladores são especialistas em distorcer a realidade e confundir suas vítimas. Portanto, suas técnicas são sutis e difíceis de identificar, porém, todas têm o mesmo objetivo: controlar, criar dúvida e fazer você questionar a própria sanidade.
A manipulação emocional é uma forma de abuso psicológico que pode ser devastadora para quem a vivencia.
Esta é uma frase comum dita por manipuladores quando são “pegos” dizendo ou fazendo algo enganoso. Desse modo, eles vão virar a mesa contra você para criar um senso de dúvida.
Manipuladores prosperam criando emoções negativas. Eles encontram satisfação na confusão de outra pessoa. Você pode ter certeza de que não é você quem está confuso.
Na verdade, você provavelmente entende completamente o que eles disseram ou fizeram, o que é o oposto da intenção do manipulador. Por isso, se você encontrar alguém que constantemente profere essa frase, considere se essa é uma conexão saudável e positiva em sua vida.
Esta segunda frase é prima próxima da primeira. O propósito aqui é criar uma sensação de dúvida e/ou confusão. Dessa maneira, esta frase visa um ataque direto às suas faculdades mentais. Alguém não chama outra pessoa de louca, ilógica, irracional ou pior, por nada além de machucá-la.
Não importa o tom em que essa frase é dita; é o contexto. Manipuladores podem soar distantes ao dizer isso para fazer com que pareça menos pessoal. Por favor, não se engane: é pessoal. Não só isso, mas é doloroso e proposital. Tal comportamento requer uma resposta rápida e direta.
Se você já ouviu essa frase, saiba que ela é uma tentativa clara de invalidar suas emoções. O manipulador quer fazer com que você acredite que está exagerando ou sendo fraco por reagir de maneira emocional a situações que, na verdade, são completamente normais.
Mesmo que você seja sensível, não há absolutamente nada de errado com isso. Infelizmente, pessoas sensíveis são as que frequentemente são vítimas de atos de manipulação. Portanto, se você é sensível, naturalmente conforta e simpatiza com os outros.
Infelizmente, pessoas sensíveis são mais propensas a examinar seus pensamentos e ações de perto, e um manipulador quer que elas façam exatamente isso. Por favor, não deixe que isso aconteça!
A ironia dessa frase é que, na verdade, manipuladores adoram drama, mas de uma forma disfarçada. Eles criam caos e confusão de maneira sutil e frequentemente projetam esse comportamento nas suas vítimas. Ao dizer que “não gostam de drama”, o manipulador está tentando reverter a situação, fazendo você acreditar que é o responsável pelo conflito.
O ponto aqui é que a vítima é, mais uma vez, forçada a examinar suas ações. Você pode se pegar perguntando: “Estou sendo dramático? Estou fazendo muito com muito pouco?”.
Não, você não está. Infelizmente, muitas pessoas que estão no lado receptor das palhaçadas de um manipulador estão mais do que dispostas a admitir o erro quando não têm razão para isso.
Manipuladores frequentemente utilizam essa frase para desmerecer seus sentimentos e evitar discussões sérias. Ao dizer que você está “pensando demais”, eles estão sugerindo que você é o problema e que está exagerando ou analisando demais a situação.
No entanto, pensar profundamente sobre as atitudes de um manipulador pode ser o primeiro passo para reconhecer o abuso emocional. Mesmo que você esteja refletindo sobre a situação, não se deixe levar pela tentativa de minimizar suas preocupações.
Manipulação emocional é irracional, e tentar encontrar lógica em comportamentos manipuladores é uma tarefa frustrante.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva
Já imaginou o que uma ilusão de ótica pode dizer sobre sua personalidade? Esse teste…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo uma nova série de terror: “Não Volte Para…
O medo de traição é uma preocupação comum em muitos relacionamentos, contudo, existem sinais que…
A influenciadora e cantora Jojo Todynho vem sofrendo com a perda de contratos com marcas…
Recentemente, Jada Pinkett Smith e Will Smith comunicaram que ainda estavam tentando entender o relacionamento,…
A dor lombar, além de suas causas físicas, muitas vezes é interpretada na psicossomática como…