Por mais claro que isso possa parecer para os outros, o abuso emocional pode ser difícil de reconhecer enquanto está acontecendo. Especialmente em uma cultura que romantiza relacionamentos que consomem tudo (ou seja, codependentes).
Sem dúvida, isso dificulta identificar frases abusivas comuns no dia a dia. O poder que um abusador exerce em um relacionamento está na capacidade de fazer a vítima pensar que o abuso “está tudo na sua cabeça” ou que é culpa dela.
Infelizmente, o abuso emocional muitas vezes passa despercebido ou é ignorado. Na verdade, o abusador pode nem perceber o quanto suas manipulações podem ser destrutivas.
A lista a seguir de frases abusivas comuns está longe de ser exaustiva, mas é um começo. Contudo, se você já estiver se perguntando se está em um relacionamento abusivo, as chances são de que talvez esteja.
Por outro lado, dizer uma ou duas das seguintes frases não faz de você um abusador, mas se você as usa com frequência, provavelmente é hora de reavaliar seus relacionamentos com os outros.
Essa frase, ou qualquer outra que implique que alguém é muito sensível, é uma maneira fácil de afirmar poder. Desse modo, não apenas minimiza a fonte do desconforto, que provavelmente foi o próprio abusador, mas também invalida os sentimentos da vítima. Um sinal comum de gaslighting.
As vítimas de abuso são frequentemente alvo de uma enxurrada de críticas sobre tudo, desde sua aparência até sua personalidade. Portanto, abusadores emocionais encontram maneiras de criar inseguranças onde talvez não houvesse nenhuma, para depois explorá-las em benefício próprio.
Desnecessário dizer, isso pode causar um enorme impacto na autoestima da vítima ao longo do tempo.
Pessoas abusivas são controladoras por natureza, e há uma grande chance de que tentem justificar suas ações como sendo para o benefício da vítima no início. No entanto, qualquer tentativa de controlar você, seja dizendo para trocar para uma saia mais longa ou abrir uma conta bancária conjunta, é, no final das contas, para o benefício deles, não o seu.
Essa frase pode ter vários propósitos: primeiro, literalmente diminui o seu valor como ser humano e, segundo, implica que o abusador suporta sua presença quando mais ninguém o faria.
Além disso, pode ser usada como uma ameaça para deixar a vítima, o que é um sinal comum de abuso emocional.
Abusadores nem sempre são negativos; eles podem até professar seu amor frequentemente. No entanto, muitas vezes isso é seguido por uma razão pela qual eles acreditam que são os únicos que vão amar você.
Assim, incentivando a permanência no relacionamento enquanto reforça sua baixa autoestima. Além disso, isso pode servir para isolar a vítima de amigos e familiares.
Seja ameaçando machucar você, a si mesmos, ou deixando a ameaça implícita, essa frase é uma ameaça, simples e direto ao ponto. Dessa maneira, se alguém a usa contra você, é hora de sair do relacionamento o mais rápido possível.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Por Bustle
Imagem de Capa: Reprodução Prime Video
Após conquistar o coração do público brasileiro, o filme “Ainda Estou Aqui”, iniciou sua trajetória…
A influenciadora digital catarinense Ianka Cristini surpreendeu seus mais de 12 milhões de seguidores nas…
Recentemente, em seu perfil nas redes sociais, Luana Piovani veio celebrar uma decisão importante de…
Recentemente, nas redes sociais, as novas regras do Pix implementadas pela Receita Federal vem causando…
A rivalidade histórica entre Brasil e Argentina ultrapassou o futebol e chegou ao universo das…
Atualmente, o mundo dos relacionamentos está cada vez mais complicado. Entre os desafios mais discutidos…