Quando falamos em abuso verbal, logo pensamos em gritos ou palavras ofensivas. No entanto, ele pode se manifestar de forma sutil, minando a autoestima da vítima ao longo do tempo.
Então, se você sente que está constantemente em alerta ao interagir com seu parceiro, pode ser um sinal de alerta.
Portanto, neste artigo, iremos expor nove frases e comportamentos que especialistas apontam como indicativos de abuso verbal em um relacionamento.
Se seu parceiro constantemente invalida seus sentimentos ou reações, dizendo que você é “sensível demais” ou “exagera”, isso pode ser um sinal de gaslighting.
Dessa maneira, ele faz com que a vítima questione suas próprias emoções e percepções, minando sua confiança.
O tratamento do silêncio pode ser devastador. Ignorar a presença ou os sentimentos do parceiro como forma de punição é um sinal claro de abuso emocional e verbal.
Desse modo, criando insegurança e medo na vítima, tornando-a mais submissa com o tempo.
Se seu parceiro sempre faz comentários depreciativos e depois alega que era “apenas uma piada”, é um sinal que você deve estar em alerta.
Dessa maneira, ele busca diminuir a vítima sem assumir responsabilidade pelo dano causado. Então, se o “humor” do seu parceiro constantemente faz você se sentir desconfortável ou humilhado, isso não é brincadeira – é abuso.
Um parceiro que te corrige ou critica na frente de outras pessoas, sem consideração pelos seus sentimentos, está mostrando desrespeito.
Esse tipo de comportamento indica uma tentativa de controle e dominação sobre a vítima, assim, reduzindo sua autoconfiança.
Se seu parceiro frequentemente responde com impaciência, rispidez ou impõe suas vontades sem consideração, isso pode ser uma forma de abuso verbal.
Portanto, se você busca um relacionamento saudável e duradouro, o respeito e uma boa comunicação são a base.
Um parceiro que constantemente dá ordens ao invés de fazer pedidos respeitosos está tratando você como inferior. Dessa forma, demonstrando falta de consideração e reforçando uma dinâmica de poder desigual.
Comportamentos como revirar os olhos, interromper constantemente ou ignorar quando você fala são formas sutis, mas poderosas, de abuso verbal. Desse modo, mostrando que suas opiniões e sentimentos não importam.
Se o seu parceiro sente necessidade de corrigir tudo o que você diz – desde sua gramática até suas opiniões – especialmente na frente de outras pessoas, isso pode ser uma tática de dominação e humilhação.
Se o seu parceiro usa palavras ofensivas, apelidos humilhantes ou te ridiculariza de forma recorrente, isso é um sinal claro de abuso verbal.
Esse tipo de comportamento destrói a autoestima e pode ter impactos emocionais profundos.
Ao identificar algum desses sinais em seu relacionamento, busque apoio. Converse com amigos, familiares ou procure a orientação de um profissional.
O abuso verbal pode ter efeitos graves na saúde mental e emocional, e ninguém merece viver em um ambiente onde não se sinta respeitado e valorizado. Relacionamentos devem ser baseados em respeito, amor e apoio mútuo – nunca em medo ou humilhação.
Imagem de Capa: Canva
Todos desejam ter um relacionamento saudável, no entanto, se manter em um pode ser desafiador.…
Viver cercado de pessoas infelizes é extremamente difícil, pois a negatividade delas podem influenciar seu…
Perder os pais é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar.…
Você já notou que várias barbearias possuem um poste listrado que gira na entrada? Ele…
A astrologia pode revelar muitos aspectos da nossa personalidade, incluindo o que pode nos deixar…
A nova minissérie da Netflix, “Vinagre de Maçã” (Apple Cider Vinegar), baseada em uma história…