A pandemia provocada pelo aparecimento do vírus COVID-19 originou uma grande mudança na rotina de todos nós, obrigando a que passássemos a ter mais cuidados para evitar o contacto social directo, incluindo a desinfeção das mãos com regularidade e o uso de máscara em locais fechados. Contudo, existe quem se recuse a tomar esses cuidados, teimando que não precisam, colocando em risco não só as suas vidas, como a das outras pessoas.
Foi precisamente o caso de uma mulher que, ao entrar num café da Starbucks e dirigir-se ao balcão para fazer o seu pedido, foi questionada pelo funcionário Lenin Gutierrez se não tinha máscara. Esta respondeu imediatamente que não, afirmando que não precisava. Contudo, antes que o jovem pudesse falar das normas do estabelecimento, esta começou a ofender o mesmo por se recusar a atendê-la por não ter máscara, chegando mesmo a tirar uma foto sua e publicar no seu perfil do Facebook com a seguinte descrição:
“Conheçam Lenen, da Starbucks, que se recusou a me servir porque não estou a usar máscara. Da próxima vez, vou esperar pela polícia e trazer uma declaração médica.”
O que ela não contava era que a sua publicação acabasse por gerar um movimento de apoio ao jovem funcionário, acabando mesmo fazer com que Matt Cowan, um homem de 26 anos, que não conhece Lenin pessoalmente, decidisse iniciar uma angariação de fundos, que ele chamou de “Gorjetas para Lenin que enfrentou uma Karen em San Diego”, para dar a todos os que quisessem a oportunidade de oferecer a Lenin uma gorjeta virtualmente.
“As pessoas não estão pedindo que você faça muito, estão pedindo que você use uma máscara para sua segurança e a segurança dos outros”, disse Cowan à CNN. “A Starbucks também criou outras maneiras de tomar café, se você não estiver confortável usando uma máscara”.
Rapidamente o objectivo inicial de mil dólares acabou por ser ultrapassado, chegando a atingir o valor de $105,450 (cerca de R$ 565 mil).
Extasiado com a bondade das pessoas, Lenin acabou por publicar um vídeo na sua página do Facebook a agradecer o imenso apoio, afirmando que iria aproveitar o dinheiro para seguir o seu sonho de se tornar bailarino profissional e ainda usar parte do valor angariado para doar a várias instituições de São Diego.
Sem dúvida uma atitude louvável que merece ser recompensada! Parabéns Lenin por teres dado um bom exemplo a todos nós!
___________________________________________________________
APROVEITE PARA VISITAR O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO SÁBIAS PALAVRAS
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…