
Um centro de cuidados para pacientes com Alzheimer em Iowa, Estados Unidos, foi multado em $10.000 após um erro ao declarar a morte de uma paciente de 66 anos.
De acordo com um relatório do Departamento de Saúde do estado, a paciente foi declarada morta por uma enfermeira do Glen Oaks Alzheimer’s Special Care Center em Urbandale, em 3 de janeiro, sendo depois encaminhada para o seu funeral. Quando funcionários do funeral abriram a bolsa de corpo, eles descobriram que a paciente estava viva e lutando para respirar. Eles ligaram para a ambulância e a paciente foi levada para uma sala de emergência, mas acabou por morrer dois dias depois.
O Departamento de Saúde da Iowa multou o centro por duas violações, incluindo uma regra que diz que os lares devem preservar a dignidade dos residentes. O relatório não abordou quais ações foram tomadas em relação à enfermeira. O centro não contestou de acordo com o relatório.
Desde a sua abertura em 2001, o centro já foi multado mais de uma dúzia de vezes, de acordo com registros do Departamento de Saúde, por violações que incluem falta de treinamento especializado de pessoal e falta de controle durante a pandemia, quando pacientes que testaram positivo para Covid-19 foram acomodados com outros residentes.