Você gostaria de ser imortal, se fosse possível? O cientista da computação e futurista Ray Kurzweil fez revelações de quando a humanidade alcançará a imortalidade e a inteligência artificial (IA) alcançará a singularidade.
Se as previsões dele realmente acontecerem, em sete anos existirá a chance de se viver para sempre.
Ray Kurzweil já fez algumas previsões sobre tecnologia, prevendo em 1990 que um computador venceria os campeões mundiais de xadrez no ano 2000, como também previu o surgimento de computadores portáteis e smartphones, além de prever a explosão de a Internet.
Em 2010, ele até revisou suas próprias previsões de 20 anos antes para ver como elas estavam se saindo. Ele afirma que das 147 previsões que fez em 1990 sobre os anos até 2010, 115 provaram ser “totalmente corretas”, enquanto outras 12 estavam essencialmente corretas e apenas 3 estavam totalmente erradas.
“2029 é a data consistente que previ para quando uma IA passará por um teste de Turing válido e, portanto, atingirá níveis humanos de inteligência”, disse Kurzweil ao Futurism em 2017. “Eu estabeleci a data de 2045 para a ‘Singularidade’, que é quando multiplicaremos nossa inteligência efetiva em um bilhão de vezes, fundindo-nos com a inteligência que criamos.”
Sobre a imortalidade, o futurista acredita que até 2030 seremos capazes de “aumentar a expectativa de vida humana” em “mais de um ano a cada ano”. Para que isso, nanorrobôs fluirão por nossa corrente sanguínea, fazendo reparos e conectando nosso cérebro à uma nuvem. Quando isso acontecer, poderemos enviar vídeos ou e-mails diretamente de nossos cérebros, além de fazer backup de nossas memórias.
Para Kurzweil, a singularidade não é algo a ser temido, mas algo que irá melhorar os seres humanos, eventualmente tornando-nos “divinos”. “Nós vamos ser mais engraçados. Nós vamos ser mais sexy. Seremos melhores em expressar sentimentos amorosos”, disse ele em 2015 .
Nanorrobôs têm sido usados para injetar drogas em tumores cerebrais, mas sem avanços significativos nos próximos anos, é difícil ver como poderíamos chegar a esse ponto em apenas sete anos. As interfaces cérebro-computador avançaram significativamente, com pacientes paralisados capazes de soletrar frases usando a mente.
No entanto, só o tempo dirá se ele está certo. Felizmente, de acordo com suas previsões, tempo é algo que teremos de sobra.
Com informações de IFLScience
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…