Recentemente, a busca por métodos contraceptivos masculinos eficazes e de longa duração alcançou um marco significativo. Dessa forma, a equipe desenvolveu o primeiro gel anticoncepcional masculino do mundo, denominado ADAM.
No entanto, já nos testes iniciais, foi revelado uma impressionante taxa de eficácia de 99%, indicando promessas promissoras para o futuro da contracepção masculina.
Desenvolvido pela empresa de biotecnologia Contraline, dos Estados Unidos, o ADAM é um hidrogel não hormonal projetado para bloquear a saída de espermatozóides do corpo masculino durante as ejaculações.
O Dr. Kevin Eisenfrats, líder da Contraline, descreveu o gel como um “DIU para homens”, sugerindo sua durabilidade e reversibilidade.
O estudo clínico inicial envolveu 23 homens na Austrália, com mais de 1,5 mil voluntários se candidatando para participar. Dessa forma, os médicos injetaram o gel no canal deferente, o tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo, durante o procedimento semelhante a uma vasectomia, após aplicarem uma anestesia local.
Este processo, que durou aproximadamente 15 minutos, mostrou-se seguro, sem eventos adversos relatados nas semanas seguintes.
Os resultados revelaram uma redução significativa na contagem de espermatozoides, atingindo de 99 a 100% apenas um mês após o procedimento. Este indicativo de eficácia na prevenção da saída dos espermatozoides do corpo é um passo promissor para a viabilidade do ADAM como método contraceptivo masculino.
Contudo, alguns cientistas não envolvidos no estudo expressam preocupações sobre a possibilidade de os espermatozoides contornarem o bloqueio, resultando em uma gravidez não planejada. Para enfrentar essas preocupações, os pesquisadores conduzirão novos ensaios clínicos para avaliar a eficácia na prevenção da gravidez e a reversibilidade do procedimento.
O Dr. Eisenfrats enfatiza a importância da reversibilidade como uma proposta de valor fundamental. Nos próximos ensaios clínicos, exploraremos aspectos essenciais, como a habilidade dos homens em remover o gel a qualquer momento, o retorno da fertilidade aos níveis normais e a facilidade do procedimento de reversão.
A Contraline está otimista quanto à aprovação do gel ADAM pela Food and Drug Administration (FDA) ainda este ano como um novo medicamento experimental. Caso obtenha a aprovação, os testes clínicos podem começar, e a expectativa é que o produto esteja disponível para o público até 2027.
Imagem de Capa: Canva
Reconhecida mundialmente por sua reputação de criar designs elegantes atemporais e ter um gosto exigente,…
Os manipuladores estão por toda parte, muitas vezes escondidos atrás de uma máscara de normalidade…
Quando se trata de saúde, para a maioria das pessoas as unhas são as que…
Você deseja deixar seus talheres brilhando, porém, não sabe como fazer isso? Com esse truque…
Normalmente, aqueles que buscam uma dieta mais saudável ou a perda de peso, eliminam o…
Recentemente, a Netflix adicionou ao seu catálogo a minissérie alemã “Cassandra”, que rapidamente se tornou…