Na manhã desta segunda-feira (28), a população de Portugal e da Espanha foi surpreendida ao ser atingida por um grande apagão. A Comissão Europeia emitiu um comunicado confirmando a queda de energia afirmando que estão monitorando a situação.
“A Comissão está em contato com as autoridades da Espanha e de Portugal, bem como com a ENTSO-e [Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade], para entender a causa subjacente e o impacto da situação.”
“A Comissão continuará a monitorar a situação e a se certificar de que o intercâmbio de informações entre todas as partes relevantes ocorra sem problemas. De acordo com a legislação atual da UE (código de rede de emergência e restabelecimento), existem protocolos para restaurar o funcionamento do sistema.”, diz o comunicado divulgado.
Segundo os jornais locais, além de Portugal e Espanha, outros países da Europa – como a França, Alemanha, Países Baixos e Suécia – também reportaram falhas de energia.
De acordo com relatos de rádios locais, as autoridades estão evacuando trechos do metrô de Madri. A capital espanhola enfrenta congestionamentos intensos no centro após falhas no funcionamento dos semáforos.
Em Portugal, a polícia confirmou que o problema também afetou os sinais de trânsito em diversas regiões. Como medida de segurança, os metrôs de Lisboa e Porto foram fechados e o serviço ferroviário, suspenso.
De acordo com a emissora SIC, algumas pessoas permanecem presas dentro dos vagões do metrô, enquanto hospitais já começam a sofrer as consequências da falta de energia elétrica. Instituições como o Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa operam atualmente com auxílio de geradores.
A operadora de eletricidade espanhola Red Eléctrica afirmou ter ativado planos para restaurar o fornecimento. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à solução”, afirmou a empresa. “Continuaremos informando.”
A E-Redes, que fornece eletricidade para Portugal, também afirmou em comunicado que está trabalhando para restabelecer a conexão. “Este é um problema europeu mais amplo”, afirmou a empresa, segundo a agência de notícias Reuters.
Ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia, embora nenhuma opção tenha sido descartada, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético. Os governos espanhol e português estão investigando o blecaute com várias equipes técnicas, segundo o jornal El País.
Imagem de Capa: Canva
Você já cronometrou quanto tempo leva para urinar? Pode parecer estranho, mas a ciência tem…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 78 anos, foi até a Cidade do…
Você já parou para pensar que o estado da sua casa reflete diretamente o seu…
Você já parou para pensar que um pequeno detalhe no modo como você se comunica…
Na manhã de segunda-feira (21/04), o Vaticano anunciou a morte do Papa Francisco, aos 88…
Depois de fazer uma nova tatuagem, pode ser extremamente difícil resistir a um mergulho no…