Conhecida pelos seus brinquedos que consistem principalmente em blocos de montar de plástico interligados, a LEGO é uma empresa familiar dinamarquesa que decidiu dar o exemplo e contribuir para o bem-estar do nosso planeta, começando a produzir alguns dos elementos da LEGO a partir de materiais sustentáveis.
Um dos mais recentes exemplos é a Casa da Árvore, um quebra-cabeças composto por 3036 peças destinado a adultos, medindo mais de 37 cm, 27 cm de largura e 24 cm de profundidade. Neste produto, a empresa usou plástico de polietileno de origem vegetal produzido com cana-de-açúcar de fontes sustentáveis para alguns dos seus elementos, como o caso da folhagem da árvore e as plantas que cercam a mesma.
Segundo Tim Brooks, vice-presidente de responsabilidade ambiental do Grupo Lego, este “é um passo importante na (nossa) ambiciosa meta de produzir todos os elementos da LEGO a partir de materiais sustentáveis”.
A empresa tem como objectivo usar materiais mais sustentáveis nos seus principais produtos – incluindo os tijolos homônimos – e embalagens até 2030, procurando encontrar fontes sustentáveis para substituir as suas atuais matérias-primas baseadas em combustíveis fósseis, já que o plástico também pode ser fabricado a partir de matérias-primas sustentáveis ou de base biológica.
Como bio-plástico, este material pode ser reciclado, embora seja improvável que seja 100% biodegradável.
Para ajudar ainda mais, a LEGO uniu forças com a WWF (World Wide Fund for Nature – uma Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental) para apoiar e criar demanda por plástico de origem sustentável, além de se ter juntado à Aliança de Materiais de Base Bioplásticos (BFA) para garantir o fornecimento totalmente sustentável de matéria-prima para a indústria de bio-plásticos.
Sem dúvida um grande exemplo que deverá ser seguido por todos nós, para o bem estar do nosso planeta!
Imagem de capa: Rick Mason de Unsplash
Nos últimos anos, o universo da moda e da beleza tem passado por transformações significativas.…
Com o avanço da tecnologia, a nossa forma de comunicar também mudou. Os emojis se…
Você já imaginou poder voltar no tempo e ver como era sua casa, sua rua…
Em outubro do ano passado, o cantor Wesley Safadão, de 36 anos, precisou fazer uma…
Uma mulher de 76 anos da Pensilvânia, EUA, ficou arrasada ao perceber que sua tentativa…
Com apenas 14 anos de idade, o prodígio indiano-americano Siddharth Nandyala está transformando o diagnóstico…