Há 25 anos Bill Gates fez 15 grandes previsões e todas elas se tornaram realidade

Podemos ver muitas pessoas que afirmam ser o “novo Nostradamus” ou “o próximo Baba Vanga”, no qual fazem dezenas de previsões vagas o suficiente para serem aplicadas a várias situações e depois dizendo “viu, eu avisei” quando uma delas acaba se tornando realidade.

No entanto, o magnata da tecnologia Bill Gates conseguiu contrariar essa tendência e realmente fez uma avaliação adequada do futuro. Ele fez algumas afirmações ousadas sobre avanços tecnológicos em seu livro de 1999, Business @ the Speed of Thought.

É verdade que o homem de 68 anos teve uma vantagem sobre a maioria de nós por ser cofundador da Microsoft, mas ainda assim é impressionante que tantas de suas previsões tenham se tornado realidade.

Após o lançamento de seu novo documentário da Netflix What’s Next? The Future with Bill Gates, vamos revelar 15 previsões que agora são essenciais em nossas vidas cotidianas:

Sites de comparação de preços

Sites de comparação de preços como Compare the Market, Google Products ou Zoom, tornaram super fácil conseguir o melhor negócio em tudo, desde um novo tênis até seguro de viagem.

Aqui está o que Gates disse sobre isso: “Serão desenvolvidos serviços automatizados de comparação de preços, permitindo que as pessoas vejam preços em vários sites, facilitando a busca pelo produto mais barato para todos os setores.”

Celulares

Atualmente, é o primeiro item que pegamos de manhã e onde a maior parte de nossas vidas é armazenada, mas em 1999, eles não são nem de longe comparados aos que existem no mercado hoje.

Gates certamente viu o potencial dos celulares quando compartilhou seus pensamentos sobre o tema de seu livro. “As pessoas carregarão pequenos dispositivos que lhes permitirão manter contato constante e fazer negócios eletrônicos de onde quer que estejam.”, disse.

“Eles poderão conferir notícias, ver voos que reservaram, obter informações do mercado financeiro e fazer praticamente qualquer outra coisa nesses dispositivos.”

Finanças online

Antigamente, o banco local era o lugar ideal para fazer qualquer transação financeira importante. No entanto, esses dias já acabaram.

Agora podemos usar a internet para pagar por produtos, enviar dinheiro para amigos e verificar nosso saldo bancário em qualquer lugar, exatamente como Gates disse que faríamos.

Ele também sugeriu que alguns aspectos da área médica também acompanhariam o tempo e passariam a ser disponibilizados on-line, o que também foi um palpite razoável, já que as empresas agora oferecem assistência médica com base em datas, consultas on-line e prescrições digitais.

O cofundador da Microsoft previu: “As pessoas pagarão suas contas, cuidarão de suas finanças e se comunicarão com seus médicos pela internet”.

Assistentes virtuais

Embora ele não tenha dito exatamente que todos nós estaríamos gritando “Alexa” a plenos pulmões e pedindo a uma “caixa de som” para nos contar uma piada engraçada, Gates previu que teríamos um pequeno ajudante automatizado agora.

O magnata da tecnologia acredita que os “companheiros pessoais” chegarão para facilitar a vida de todos nos próximos anos, dizendo: “Eles conectarão e sincronizarão todos os seus dispositivos de forma inteligente, estejam eles em casa ou no escritório, e permitirão que eles troquem dados.”

“O dispositivo verificará seu e-mail ou notificações e apresentará as informações que você precisa. Quando você for à loja, poderá dizer a ele quais receitas deseja preparar, e ele gerará uma lista de ingredientes que você precisa pegar.”

“Ele informará todos os dispositivos que você usa sobre suas compras e agenda, permitindo que eles se ajustem automaticamente ao que você está fazendo.”

Sistemas de monitoramento residencial

Acontece que Gates viu tecnologias como campainhas Ring e tecnologias Google Nest chegando muito longe, enxergando-as como uma versão atualizada de uma câmera de vigilância.

“Vídeos constantes da sua casa se tornarão comuns, informando quando alguém o visita enquanto você não está em casa”, ele escreveu.

Ele pode não ter conseguido prever que conseguiríamos monitorar nossas portas da frente pelo conforto de um aplicativo móvel, mas ainda assim é bem preciso.

Mídias sociais

Em 1999, você normalmente tinha que ligar para seus amigos em um telefone fixo ou fazer uma viagem para vê-los pessoalmente. Mas isso não impediu Gates de imaginar um mundo onde todos ao redor do mundo são hiperconectados.

“Sites privados para seus amigos e familiares serão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos”, ele escreveu.

É verdade que as mídias sociais não são exatamente um “site privado”, mas aplicativos como Twitter, Instagram e TikTok, bem como plataformas de mensagens como WhatsApp e Telegram, nos permitem manter contato constante com grupos grandes e pequenos.

Anúncios gerados automaticamente

Prevendo o aumento de anúncios gerados automaticamente, ele escreveu: “Software que sabe quando você reservou uma viagem e usa essa informação para sugerir atividades no destino local. Ele sugere atividades, descontos, ofertas e preços mais baratos para todas as coisas das quais você quer participar.”

Anúncios inteligentes

Anúncios estão por toda parte hoje em dia. Você pode dizer a um amigo que gostaria de um novo par de sapatos e, no minuto seguinte, o Google está mostrando imagens de tênis – Gates também previu isso.

“Os dispositivos terão publicidade inteligente”, disse Gates. “Eles saberão suas tendências de compra e exibirão anúncios que são adaptados às suas preferências.”

Sites de discussão sobre esportes

Em 1999, Gates fez a previsão: “Ao assistir a uma competição esportiva na televisão, os serviços permitirão que você discuta o que está acontecendo ao vivo e participe de uma competição onde você vota em quem você acha que vai ganhar.”

Graças às mídias sociais, os fãs de esportes podem se manter atualizados sobre os resultados e discutir eventos polêmicos nas partidas conforme eles acontecem.

Links para sites durante a TV ao vivo

Gates certamente previu o domínio dos anúncios em nossas vidas, prevendo que os comerciais futuros conteriam links para os espectadores pesquisarem on-line, escanearem um código QR ou seguirem a marca nas redes sociais.

Ele escreveu em seu livro: “A transmissão televisiva incluirá links para sites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo.”

Fóruns de discussão virtuais

“Moradores de cidades e países poderão ter discussões pela internet sobre questões que os afetam, como política local, planejamento urbano ou segurança”, escreveu ele.

Assim como o surgimento das mídias sociais, Gates previu que a internet nos permitiria manter contato virtualmente e discutir questões que mais importam para nós com nossos amigos e vizinhos.

Comunidades online

Gates também viu o futuro da conexão humana permitindo que as pessoas compartilhassem seus interesses globalmente e encontrassem pessoas com ideias semelhantes do outro lado do mundo, sem restrições de distância.

“As comunidades online não serão influenciadas pela sua localização, mas sim pelos seus interesses”, disse ele. Mas quem diria que Bill Gates preveria a ascensão do Reddit?

Software de gerenciamento de projetos

O local de trabalho moderno certamente se tornou mais fácil com a invenção de aplicativos como Slack, Google Workspace e Microsoft Teams. Acontece que Gates já tinha um plano para a digitalização do escritório há 25 anos.

Compartilhando sua visão sobre software de gerenciamento de projetos, ele escreveu: “Gerentes de projeto que desejam montar uma equipe poderão entrar na Internet, descrever o projeto e receber recomendações de pessoas disponíveis que atendam às suas necessidades.”

Recrutamento online

O Linkedin certamente mudou o jogo para encontrar um novo emprego e se manter atualizado com os acontecimentos profissionais de seus colegas de trabalho atuais e antigos, além de fornecer um currículo pronto disponível para os recrutadores encontrarem.

Gates definitivamente viu a lacuna no mercado quando se tratava de conectividade profissional também, fazendo a previsão em seu livro.

“Da mesma forma, pessoas que procuram trabalho poderão encontrar oportunidades de emprego online declarando seus interesses, necessidades e habilidades especializadas”, escreveu ele.

Software para comunidade empresarial

Gates fez a seguinte previsão sobre software para comunidades empresariais em seu livro: “As empresas poderão concorrer a empregos, estejam elas procurando um projeto de construção, uma produção cinematográfica ou uma campanha publicitária.”

“Isso será eficiente tanto para grandes empresas que querem terceirizar trabalhos que normalmente não enfrentam, quanto para empresas que buscam novos clientes e corporações que não têm um fornecedor para o serviço em questão.”

Hoje em dia, temos sites como Upwork, Fiverr e Craigslist que permitem que pequenas empresas pesquisem clientes e freelancers.

Não é impressionante? Se quiser saber mais, Bill Gates: O Que Nos Reserva o Futuro? está atualmente disponível para assistir na Netflix.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!