No ‘En L’An 2000’ uma série de imagens futurísticas foram criadas por Jean-Marc Côté e outros artistas no qual retrataram como imaginaram que seria a vida no então distante ano de 2000.
A série de quadros foram publicados na França em 1899, 1900, 1901 e 1910. De acordo com a The Public Domain Review, as obras de arte foram produzidas originalmente na forma de cartões de papel dentro de caixas de cigarros/charutos e, mais tarde, como cartões postais.
Como tantas vezes acontece, as previsões dos artistas falharam um pouco, mas não deixando de ir longe o suficiente para pensar fora dos limites de seu ambiente tecnológico na época.
Existem pelo menos 87 cartões conhecidos que foram de autoria de vários artistas franceses, sendo a primeira série produzida para a Exposição Mundial de 1900 em Paris.
Os cartões de Jean-Marc Côté nunca foram distribuídos e só vieram à tona muitos anos depois, depois que o autor de ficção científica Isaac Asimov encontrou um conjunto e os publicou em 1986, com comentários, no livro Futuredays: Uma Visão do Século XIX do Ano 2000.
Veja a seguir algumas das imagens e encontre algumas das previsões que ficaram muito próximas do que se vive nos dias atuais.
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…