Embora nem sempre seja fácil perceber se alguém é desconfiável ou tóxico ao conhecê-lo, a linguagem corporal, o que eles dizem e a sua “vibe” geral podem revelar muito ao longo do tempo. Portanto, se for alguém que você está namorando, um vizinho misterioso ou até mesmo um estranho na rua, se algo parecer “estranho”, confie em seu instinto.
Se alguém está ignorando seus limites, considere isso um grande sinal de alerta. Exemplos incluem ficar muito próximo de você (e segui-lo se você se afastar), se recusar a aceitar um “não” como resposta ou até mesmo atividades “inocentes” como fazer cócegas quando você pediu para parar.
Dessa forma, pessoas perigosas podem fazer isso para testar seus limites, para ver se conseguem ir mais longe.
Muitos manipuladores têm o hábito de manter contato visual intenso. Portanto, se você por acaso encontrar os olhos deles, eles não desviam rapidamente. Eles mantêm o contato visual como uma forma de testar limites.
Dessa maneira, para descobrir se a situação realmente é insegura, tente quebrar o contato visual ou se afastar para ver como eles reagem. Se ficarem irritados ou você sentir um grande alívio, seu instinto provavelmente estava certo.
Enquanto algumas pessoas simplesmente gostam de falar, manipuladores tentarão dominar toda a conversa. Eles também podem ser bastante carismáticos e bons contadores de histórias, tornando-se hipnotizantes de ouvir. No entanto, se continuar dando atenção, eles vão continuar falando.
Narcisistas tendem a ficar realmente irritados quando as coisas não saem como eles querem. Portanto, preste atenção a mudanças de humor chocantes ao interagir com outras pessoas.
Isso pode incluir a mudança de um comportamento amigável para irritado e vice-versa rapidamente. Dessa forma, eles podem até se transformar em um personagem completamente diferente para conseguir o que querem, tornando a manipulação sutil.
Enquanto contato visual intenso pode ser um sinal de alerta, o mesmo vale para um contato visual estranhamente desconectado. Se você descreveria a pessoa como tendo um “olhar vazio”, é provável que você esteja lidando com um narcisista ou sociopata.
Portanto, se isso fizer você se sentir desconfortável, é melhor interromper a conversa e sair de perto.
Se você acabou de conhecer alguém e ele já está contando todos os seus segredos, pode ser um sinal de que ele não é confiável ou estável. Além de mostrar uma falta de limites, pode sair do controle rapidamente.
Portanto, se alguém é capaz de compartilhar todos os seus problemas logo após conhecê-lo, é um sinal de que talvez eles não tenham controle total sobre si mesmos.
Se alguém é rude, é natural que você queira evitar essa pessoa. Isso pode ser um sinal de problemas mais profundos. Dessa maneira, pessoas perigosas frequentemente recorrem a insultos para manipular outras pessoas.
Portanto, se alguém faz você ou outras pessoas ao redor se sentirem desconfortáveis, tome nota.
Se você vai a um encontro e a outra pessoa já sabe onde você trabalha, onde estudou, etc., isso não é um bom sinal. É normal fazer uma breve pesquisa antes de encontrar alguém, mas se essa pessoa conhece detalhes íntimos sobre você, é um sinal de que ela pode ter ido longe demais, ultrapassando limites saudáveis.
Se seu relacionamento com alguém parece estar se desenvolvendo muito rápido, pode ser um sinal de alerta. Pessoas manipuladoras tendem a avançar rapidamente para criar uma falsa sensação de confiança.
No entanto, se parece bom demais para ser verdade, talvez seja necessário recuar e analisar.
Se alguém está lhe dizendo para se acalmar ou que a situação não é assustadora quando você está desconfortável, pode ser uma tentativa de manipulação. Isso pode ser uma forma de invalidar seus sentimentos para tentar controlar você.
Se parece que a outra pessoa está tentando aumentar a intensidade do relacionamento mais rápido do que você está confortável, não ignore. Eles podem ter más intenções.
Portanto, se alguém pressiona você para mudar um “não” para um “sim” ou dá ultimatos, é um sinal claro de manipulação.
Embora seja difícil admitir um erro, pessoas narcisistas muitas vezes negam qualquer responsabilidade, muitas vezes em um grau desconfortável. Desse modo, elas preferem evitar qualquer responsabilidade para não se sentirem culpadas.
Se alguém não consegue controlar suas emoções, isso é um sinal de alerta. Portanto, se você estiver em um encontro e a pessoa começa a gritar com o garçom ou tem histórias de explosões emocionais no trabalho, isso mostra que ela não tem habilidade para se acalmar de forma saudável.
Pessoas com um pensamento preto e branco frequentemente veem tudo como “bom ou mau” sem nuance. Contudo, isso pode tornar difícil manter um relacionamento equilibrado com elas.
Pessoas tóxicas frequentemente criam conflitos e gostam de manipular os outros para seus próprios benefícios. Dessa maneira, eles podem espalhar fofocas ou informações confidenciais para causar problemas.
Pessoas tóxicas são imprevisíveis. Eles podem enviar mensagens constantemente ou desaparecer por semanas. Esses comportamentos podem indicar que eles não descobriram quem são e, portanto, não podem ser bons parceiros em relacionamentos ou amizades.
Se você sentir que está falando com alguém que não tem empatia, isso é um sinal de alerta. Psicopatas e sociopatas são conhecidos por sua falta de empatia e podem parecer insensíveis ao sofrimento dos outros.
Quando pessoas não confiáveis divulgam informações, os detalhes frequentemente mudam à medida que falam. Se a linha do tempo ou outras peças de informações parecem estar fora do lugar, pode ser um sinal de manipulação.
Pessoas frequentemente cometem erros, mas se alguém não mantém sua palavra constantemente e tenta convencê-lo de que você está “fazendo uma tempestade em copo d’água”, pode ser um sinal de tentativa de manipulação e gaslighting.
Pessoas tóxicas frequentemente reagem mal ao receber críticas, sentindo-se atacadas mesmo quando é uma crítica construtiva. Pessoas narcisistas tendem a obter seu senso de valor de feedback positivo, tornando difícil manter uma relação saudável.
Estes são apenas alguns dos sinais de alerta de que alguém pode ser manipulador ou não confiável. Se você sentir que está em uma situação insegura ou que alguém está exibindo algum destes comportamentos, siga seus instintos, peça ajuda e se afaste o mais rápido possível. Sua segurança e bem-estar devem sempre ser sua prioridade.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Por Bustle
Imagem de Capa: Reprodução Prime Video
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…