Todos nós cometemos erros e, em algum momento, podemos ter comportamentos tóxicos sem perceber. No entanto, existe uma grande diferença entre cometer deslizes e adotar padrões comportamentais tóxicos.
Pessoas tóxicas tendem a prejudicar as pessoas ao seu redor de forma constante, muitas vezes sem se dar conta do impacto que causam.
Portanto, manter um relacionamento com pessoas tóxicas pode ser extremamente desgastante e prejudicial para a saúde mental. Por isso, é necessário reconhecer esses comportamentos para preservar o bem-estar emocional.
Dessa forma, compartilhamos nove hábitos comuns de pessoas tóxicas que você deve observar:
Pessoas tóxicas costumam ser péssimas ouvintes. Elas normalmente não demonstram interesse pelo o que os outros têm a dizer e tendem a monopolizar as conversas.
Dessa maneira, algumas podem até pedir para você parar de falar quando o assunto é sério ou desconfortável para elas. Esse comportamento indica falta de empatia e desrespeito pelas necessidades dos outros.
Embora o sarcasmo possa ser engraçado em pequenas doses, pessoas tóxicas o utilizam de forma excessiva e prejudicial. Por isso, elas escondem suas frustrações e inseguranças por trás de piadas sarcásticas, o que pode magoar profundamente os outros.
Quando confrontadas, muitas vezes alegam que você é “sensível demais”. Contudo, o sarcasmo crônico é uma forma disfarçada de agressão e não deve ser tolerado.
Um comportamento típico de pessoas tóxicas é a incapacidade de assumir responsabilidades por suas próprias ações e sentimentos. Dessa forma, elas tendem a culpar os outros pelos seus fracassos.
Isso acontece porque, muitas vezes, essas pessoas carregam feridas emocionais profundas que não foram resolvidas.
A mentira é uma ferramenta comum para evitar assumir a responsabilidade, e pessoas tóxicas a utilizam de forma recorrente. Portanto, elas mentem para manipular situações a seu favor ou para esconder inseguranças.
No entanto, esse hábito destrói a confiança e torna o relacionamento com essas pessoas insustentável.
Existe uma diferença entre compartilhar suas conquistas e a necessidade constante em se sentir superior. Pessoas tóxicas precisam superar os outros, seja no trabalho, em relacionamentos ou até mesmo em hobbies.
Desse modo, revelando uma insegurança profunda e a busca constante por validação externa.
Para se sentirem melhor consigo mesmas, pessoas tóxicas costumam menosprezar os outros. Esse comportamento pode se manifestar através de apelidos depreciativos, críticas constantes ou sarcasmo cruel.
Muitas vezes, essas atitudes são disfarçadas como brincadeiras, mas, na realidade, são sinais de abuso emocional.
Embora todos possamos procrastinar de vez em quando, pessoas tóxicas levam isso a outro nível. Elas evitam responsabilidades e postergam compromissos importantes.
Além disso, podem procrastinar em pagar dívidas ou retribuir favores, especialmente quando isso afeta diretamente outras pessoas.
Fofoqueiros e pessoas que falam mal dos outros pelas costas frequentemente possuem um comportamento tóxico. Por isso, elas tendem a criticar amigos e familiares pelas costas, criando um ambiente de desconfiança.
Se alguém fala mal de seus amigos na sua frente, é provável que fale de você quando não estiver presente.
Pessoas tóxicas usam a manipulação para controlar aqueles ao seu redor. Podendo ocorrer por diversos motivos, incluindo insegurança ou instabilidade emocional.
Dessa forma, elas exploram as fraquezas emocionais das pessoas próximas para se beneficiarem e depois tentam justificar seu comportamento abusivo como “preocupação” ou “cuidado”.
Imagem de Capa: Canva
Nesta última quarta-feira (13), um incidente chocante abalou Brasília, quando um homem morreu em uma…
A maneira como um cara age na hora de te enviar mensagens pode ser extremamente…
Você tem visto com frequência horas iguais, como 11:11 ou 22:22, no seu relógio? Se…
Você já teve a experiência perturbadora de morrer em seu próprio sonho? Mesmo que não…
Ter um odor desagradável nas axilas, mesmo ao usar desodorante, é um problema comum que…
Isaac Newton, conhecido por suas descobertas revolucionárias na física e na matemática, também deixou escritos…