Recentemente, nas redes sociais, viralizou um vídeo de um homem que passou pelo procedimento de mudança da cor de seus olhos. O vídeo já conta com mais de 5 milhões de visualizações.
Embora a mudança da cor dos olhos seja uma tendência crescente, especialistas estão condenando essa prática e destacando os riscos significativos que ela representa para os pacientes.
O procedimento em questão é conhecido como queratopigmentação, que inicialmente médicos usavam para casos em que a pessoa tinha um olho totalmente cego. Desse modo, ele envolve a aplicação de pigmentos na córnea para torná-la esteticamente semelhante a um olho normal.
De acordo com o médico oftalmologista Renan Ferreira Oliveira, essa técnica foi desenvolvida para evitar que um olho com problemas na córnea parecesse muito diferente do outro.
O vídeo divulgado pertence ao médico Alexander Movshovich, um especialista de Nova York, que afirma que o procedimento é seguro e permanente. No entanto, a comunidade médica está preocupada com os riscos envolvidos.
Especialista afirma que a queratopigmentação tem uma série de riscos, como: infecção nos olhos, restrição do campo visual do paciente, desenvolvimento de fotofobia. Além desses riscos, é importante observar que o Conselho Federal de Medicina não aprovou o procedimento para fins estéticos no Brasil, e ele é irreversível.
A orientação dos especialistas é clara: optar por métodos seguros e reversíveis, como lentes de contato, é a escolha mais sensata quando se trata de alterar a cor dos olhos por razões estéticas.
@portalr7 Um homem realizou um procedimento estético para trocar a cor dos olhos de modo permanente e viralizou na internet. O caso foi registrado em Nova York (EUA). Segundo o médico Alexander Movshovich, responsável pelo procedimento, não é realizada nenhuma implantação intraocular e o pigmento não está localizado dentro do olho, mas dentro da córnea. 👀😬 #PortalR7 ♬ som original – Portal R7
Imagem de Capa: Reprodução