Um homem de 32 anos decidiu fazer sua própria cirurgia depois de não conseguir um diagnóstico médico, mesmo tendo procurado vários hospitais.
Raja Babu, da Índia, não encontrou nenhuma solução para as fortes dores abdominais que estava sentindo mesmo após consultar vários médicos, então ele decidiu tomar as coisas em suas próprias mãos.
Depois de assistir a vários vídeos no YouTube, ele comprou material cirúrgico em uma loja médica e então tentou se operar sozinho com a ajuda de tutoriais. Desta forma, ele fez uma incisão no abdômen acreditando estar com apendicite — mesmo já tendo retirado o apêndice 18 anos antes.
No entanto, a cirurgia caseira causou uma lesão interna grave, seu estado piorou e a família o levou às pressas para um hospital em Mathura, Uttar Pradesh, em estado crítico.
Raja relatou que estava sofrendo de dor abdominal por vários dias. Segundo ele, quando a dor se tornou insuportável, ele foi até Mathura e comprou uma lâmina cirúrgica, materiais de sutura e injeções anestésicas.
Assim, ele começou a fazer a sua própria operação em seu quarto. Depois de um tempo, quando o efeito da anestesia passou, ele começou a sentir dores intensas e saiu gritando.
Ao ouvir seus gritos, a família ficou chocada e imediatamente o levou às pressas para o hospital. Confirmando o incidente, seu sobrinho Rahul disse à imprensa indiana: “Ele fez a cirurgia em si mesmo depois de assistir a vídeos no YouTube”.
De acordo com o sobrinho, “os médicos do hospital nos informaram que Raja Babu havia cortado apenas a camada superior do abdômen, deixando seus órgãos internos ilesos”. Entretanto, os médicos alertam contra a automedicação e a autocirurgia.
“Muitas pessoas presumem que, depois de assistir a alguns vídeos online compartilhados por especialistas, podem fazer tudo, incluindo se tratar, sem precisar de ajuda profissional. Mas isso pode ser extremamente perigoso”, alertou a Dra. Manjusha Agarwal, consultora sênior de medicina interna do Gleneagles Hospital Parel Mumbai.
“Fazer autocirurgia ou tomar certos medicamentos sem consultar um médico pode levar a efeitos adversos como infecções, sangramento excessivo, danos permanentes e até mesmo complicações fatais. Também pode se tornar fatal em casos graves”, mencionou o Dr. Agarwal.
Além disso, ela enfatizou: “Você não pode aprender procedimentos cirúrgicos apenas assistindo a tutoriais online. Algumas pessoas tentam experimentar consigo mesmas para evitar visitas ao hospital ou economizar dinheiro, mas o risco de autotratamento é muito maior. Só porque algo funcionou para alguém em um vídeo online não significa que seja seguro para você.”
Apesar do grande risco que correu, Raja Babu foi salvo pelos médicos e está se recuperando.
Imagem de Capa: Reprodução/Canva
Se você é fã de filmes baseados em histórias reais, a Amazon Prime Video oferece…
O fim de um relacionamento nem sempre acontece de repente. A maioria das vezes, os…
A infidelidade é um tema delicado e complexo, mas uma revelação surpreendente tem gerado debates:…
Uma jovem entusiasta do fitness chocou a todos a morrer de ataque cardíaco com apenas…
Você já percebeu que não consegue parar de mexer as pernas enquanto está esperando na…
Uma estudante do ensino médio, surpreendentemente, venceu uma feira regional de ciências ao provar que…