Homem viveu sem coração por 555 dias carregando um artificial em uma mochila nas costas

Enquanto esperava por um transplante de coração humano, um homem viveu sem o órgão por mais de 1 ano e meio. Isso por que, Stan Larkin, de Michigan, EUA, foi mantido vivo através de um artificial que ele carregava em uma mochila nas costas.

Apesar de parecer um adulto jovem e saudável típico, Stan viveu sem um coração por 555 dias. E dentro de sua bolsa estava a fonte de energia para um coração artificial que bombeava em seu peito.

Mas isso não atrapalhou a vida de Stan, que gostava de levar seus três filhos pequenos ao parque, conseguindo até jogar basquete com a mochila nas costas.

Por que ele tinha um coração artificial?

O coração verdadeiro de Stan foi removido de seu corpo em novembro de 2014, sendo posteriormente substituído por um dispositivo que significava que ele não precisava ficar no hospital enquanto esperava por um transplante.

Seu transplante de coração finalmente chegou em maio de 2016 e o procedimento foi realizado no Frankel Cardiovascular Center da Universidade de Michigan.

“A maioria das pessoas ficaria com medo de ficar tanto tempo com [um coração artificial], mas eu só quero dizer a elas que vocês têm que passar pelo medo, porque isso ajuda”, disse ele em entrevista à CNN, após a cirurgia.

“Estou indo para casa muito rápido depois do transplante porque isso me ajudou a permanecer saudável antes do transplante.” Infelizmente, aqueles que esperam por um transplante podem ter que esperar anos pelo tratamento necessário.

Stan precisava do transplante devido a uma forma genética de doença cardíaca chamada cardiomiopatia familiar. No entanto, ele não percebeu que seu coração estava sofrendo até 2007, quando desmaiou durante um jogo de basquete.

Cardiomiopatia familiar é “um distúrbio cardíaco caracterizado por um coração com diâmetro aumentado e função de bombeamento fraca”, de acordo com a Divisão de Cardiologia.

Imagem de Capa: Reprodução CNN





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!