No Reino Unido, um hospital fez algo inusitado e permitiu que um cão de assistência ficasse presente na sala de parto. Amee Tomkins, acompanhada de sua fiel companheira Belle, deu as boas-vindas ao bebê Olly em maio. Dessa forma, seu cão pode dar apoio e conforto durante todo o processo de trabalho de parto.
Amee Tomkins, que é autista e lida com ansiedade, revelou que antes do nascimento de seu filho ela mal saía de casa. Contudo, Belle tem sido uma presença constante ao seu lado, ajudando-a a superar seus desafios diários.
A conexão se revelou crucial quando uma parteira sugeriu autorizar a presença de Belle na enfermaria durante o parto.
Dessa maneira, antes de ser permitida na sala de parto, Belle passou por uma avaliação de risco rigorosa. Incluindo sua capacidade de lidar com um ambiente hospitalar movimentado e sua reação ao sofrimento de sua dona.
Além disso, o hospital tomou medidas extras de limpeza e precauções de segurança para garantir o bem-estar de todos os envolvidos. A equipe de controle de infecção implementou protocolos rígidos para manter a enfermaria e o hospital livres de riscos.
A presença de Belle na sala de parto não só trouxe conforto emocional para Amee, mas também conquistou reconhecimento nacional. Após três dias no hospital, Amee, Olly e Belle estão se adaptando à vida em casa.
“Ficou claro a importância de permitir que Belle estivesse com a Sra. Tomkins durante seu tempo na maternidade para fornecer conforto e apoio”, afirmou Melissa Davis, parteira chefe de divisão do hospital, à BBC.
“É um privilégio poder fornecer cuidados verdadeiramente individualizados e reconhecemos o quanto isso foi importante para a Sra. Tomkins – desejamos a ela e sua família tudo de bom para o futuro”, completou.
Imagem de Capa: Ames Tomkins