Nesta segunda-feira (22), Eulália Lopes Araújo celebrou 100 anos de vida. A moradora de Feira de Santana, na Bahia, é conhecida carinhosamente como Dona Lalu.
No entanto, ela recebeu uma festa surpresa na academia onde treina regularmente, um hábito que mantém há 56 anos. A bisavó de quatro netos atribui sua longevidade e vitalidade à prática constante de exercícios físicos.
Dona Lalu frequentou a academia por mais da metade de sua vida. Desse modo, ela compartilhou que sua rotina de exercícios é o segredo para se manter saudável e independente.
“Sempre fiz minha academia, teve uma época que fiz yoga, mas agora sigo só com os treinos. Só vou parar quando morrer”, brincou.
A centenária vai à academia com sua filha, Eneida Lopes, pelo menos três vezes por semana. Nos dias chuvosos ou quando sente preguiça, ela recorre a uma bicicleta ergométrica em casa.
“Quando fico com preguiça, eu pego minha bicicleta, mas gosto mesmo é da academia”, disse Dona Lalu.
Nascida em Alagoas, Eulália Lopes trabalhou como auxiliar de enfermagem antes de se casar e dedicar-se à família. Em 1965, mudou-se para Salvador e, uma década depois, estabeleceu-se em Feira de Santana.
Além da academia, Dona Lalu cuida das plantas, passa tempo com sua cadela Lupi, aprecia uma taça de vinho suave e acompanha programas de TV e novelas. Ela é acompanhada regularmente por médicos e usa apenas dois medicamentos para controle da pressão e do colesterol.
“Meu coração está ótimo, graças a Deus. Só não estou 100% porque meu braço dói, mas o médico disse que é normal da idade”, contou sorridente.
Dessa forma, Dona Lalu inspira muitos, inclusive sua filha Eneida, que a acompanha na academia. Eneida, de 60 anos, vê na mãe um exemplo de dedicação e saúde.
“Não sei se vou aguentar fazer até os 100 anos, porque vai muito da genética. Ela se alimenta bem, não fuma, bebe pouco e é de um outro tempo, de quando as pessoas viviam em um ritmo mais lento”, diz Eneida
Luciano Júnior, coordenador da academia e treinador de Dona Lalu, elogia sua determinação e alegria. “Dona Lalu está sempre com sorriso no rosto, não reclama das atividades, faz todos os exercícios, sempre com muita alegria. Dá menos trabalho que muitos alunos mais novos”, disse o professor.
Portanto, ele ressalta a importância da atividade física para idosos, destacando que exercícios ajudam a manter a independência, evitar quedas e melhorar a saúde geral.
Imagem de Capa: Reprodução
Uma ilusão de ótica peculiar está deixando as pessoas confusas, enquanto tentam decifrar um detalhe…
Você já reparou naqueles furos extras na parte superior dos seus tênis? Se você sempre…
Muitos motoristas não sabem o real significado dos símbolos que aparecem no painel de seu…
Um piloto mirim holandês chocou fãs do esporte ao morrer nos primeiros dias de 2025,…
O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…
A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…