
Um influenciador russo foi condenado à prisão por oito anos depois que seu filho recém-nascido morreu de fome no ano passado.
O blogueiro de estilo de vida Maxim Lyutyi, 44, queria que seu filho Cosmos fosse como o Superman, ouviu o tribunal russo. No entanto, a criança morreu de “pneumonia e emagrecimento” quando tinha apenas um mês de vida.
Cosmos nasceu em casa porque Lyutyi impediu a mãe, Oksana Mironova, 34 anos, de ir ao hospital. Ele então exigiu que a criança vivesse apenas de luz solar em vez de receber leite materno ou outro alimento – uma prática altamente perigosa conhecida como respiratorismo.
A prima de Mironova, Olesya Nikolayeva, disse: “Ele a forçou a não alimentar o bebê. O namorado dela acreditava que o sol estava alimentando o bebê. Oksana estava secretamente tentando amamentar o bebê, mas tinha muito medo de Maxim.”
Após semanas de abuso, o pai finalmente permitiu que seu filho fosse ao médico, mas era tragicamente tarde demais. Cosmos estava tão desnutrido que faleceu antes de chegar ao hospital e ambos os pais foram presos.
Numa audiência judicial em Sochi, na semana passada, Maxim confessou-se culpado de “negligência” e agora enfrenta mais de oito anos de prisão.
“Admito minha culpa. Se eu soubesse que meu filho nasceu prematuro, que sua mãe tinha contra-indicações para gravidez, então aos primeiros sintomas da doença da criança eu procuraria imediatamente um hospital, independentemente dos desejos e crenças de a mãe…”, disse.
No entanto, ele insiste que não “matou deliberadamente [seu] filho” e afirma que “amava” e “cuidava” dele. Ele acrescentou: “Isso é puramente um crime de negligência… sem tal intenção. Enfatizo mais uma vez que amei meu filho, cuidei dele”.
A mãe de Mironova, acusou o ex-parceiro de sua filha de dirigir uma seita. “Eu era contra a minha filha estar nesta seita”, disse ela. “Eu senti tudo e disse a ela que Maxim estava louco, mas ela não me ouviu. Ela vivia lá como uma cobaia. Cada vez ela ficava mais fria comigo… Ela era sua escrava.”
Imagem de Capa: Maxim Lyutyi