Já faz um tempo que Chris Punsalan chama a atenção nas redes sociais. O jovem de 29 anos, criador de conteúdo e produtor musical, é cuidador em tempo integral de sua avó Kapampangan de 96 anos. É por isso que essa pessoa se tornou uma “celebridade” na web.
Chris cuida de sua avó há sete anos e documenta a sua rotina diária de cuidados no Instagram e no TikTok. Além disso, ele também compartilha histórias da juventude da vovó, as idas e vindas emocionantes da fofa idosa.
Ver essa foto no Instagram
Nós estamos muito mais acostumados a ver familiares do gênero feminino cuidando de um parente idoso – então, é bom ver um jovem homem, como o Chris, dedicando tempo e energia para cuidar de sua avó.
Chris decidiu assumir a responsabilidade e os desafios de ser o principal cuidador de sua avó porque sabia que estava na melhor posição para fazê-lo. “Todo mundo estava trabalhando e eu prefiro cuidar só da vovó porque ela cuidou de mim [desde que eu era menino] e não quero vê-la em um asilo.”
As publicações nas redes sociais também servem como um álbum de suas memórias juntos. Chris faz vlogs e vídeos com a avó desde 2014 e, nesses primeiros vídeos, era possível ver os momentos engraçados deles juntos, quando a idosa ainda era bastante alegre. Quando chegou ao ponto em que ela precisava de cuidados em tempo integral, 24 horas por dia, Chris simplesmente continuou a documentar seus momentos, “porque [fazer vídeos] é o que eu gosto de fazer”.
Ver essa foto no Instagram
Foi em 2019 que ele decidiu gravar um vídeo de “um dia na vida de um cuidador” e publicou no TikTok. “Eu queria que as pessoas vissem o que os cuidadores passam e apenas compartilhar como é minha vida cuidando da minha avó”, afirmou Chris, em um vídeo do YouTube.
Ser cuidador de um parente próximo não é pouca coisa. “Os primeiros dois anos em que cuidei da vovó foram provavelmente os mais difíceis porque, primeiro, vi o peso que isso era sobre minha mãe”, compartilha Chris. “E dois, é muito difícil ver um membro da família com quem você cresceu – sabendo ser forte e independente – vê-lo se tornar tão dependente de outras pessoas.”
Antes de a família imigrar para os Estados Unidos, a avó de Chris foi uma dedicada professora de escola pública nas Filipinas por 20 anos.
Mesmo com a idade avançada, a vovó mantém o hábito de rezar o terço diariamente. Mas qual poderia ser o verdadeiro segredo de sua longa vida e disposição positiva? “Minha avó é provavelmente a pessoa mais grata que eu conheço. Sempre que alguém a ajuda, sempre que alguém lhe entrega algo, sempre que algo está acontecendo com ou para a vovó, você sempre pode garantir um agradecimento no final”, diz Chris. “Acho que é isso que a faz aproveitar tanto a vida é que ela é grata por tudo. Ela não pode se mover e está presa à cama. Mas porque ela é extremamente grata até mesmo pelas menores coisas da vida, isso faz com que sua vida valha mais a pena.”
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: Reprodução Instagram