Nas redes sociais, a jovem de 22 anos, Paloma Melo, compartilhou com seus seguidores que tomou a decisão de fazer uma laqueadura. Contudo, seu post viralizou e acabou virando um debate sobre autonomia e escolha.
Sua jornada destaca não apenas a importância da liberdade de decisão sobre o próprio corpo, mas também lança luz sobre a legislação recente que permite a redução da idade mínima para realização do procedimento.
Paloma desafia a ideia tradicional de que a maternidade é a única opção a ser seguida por uma mulher.
Dessa forma, Paloma conta que tomou a decisão em conjunto com o marido, após eles concordarem que um filho era o suficiente para eles. A aprovação da nova lei, a Lei 14.443/2022, que reduziu a idade mínima para laqueaduras e vasectomias, foi um fator determinante em sua decisão.
“Não romantizo a maternidade. É difícil e foi difícil, apesar de estar ‘melhorzinho’ agora, que minha filha já está com 2 anos e tem uma certa independência”, conta.
A liberdade de escolha sobre a própria maternidade é um direito fundamental de todas as mulheres. A decisão de Paloma de fazer uma laqueadura exemplifica essa autonomia. Ela buscou informações, fez consultas médicas e compreendeu os prós e contras do procedimento.
A divulgação transparente dos profissionais envolvidos e dos detalhes do processo demonstra a consciência com que ela abordou a situação.
“A gente passou por uns momentos difíceis com a nossa filha, porque ela já ficou internada várias vezes. Então, o que a gente quer é dar um bom futuro pra ela, dar bons estudos, um bom plano de saúde. Esse é o nosso pensamento”, concluiu.
Laqueada aos 22 aninhos, viva a liberdade de escolha!✨🤍 pic.twitter.com/JXeFoT0Agd
— Paloma Melo (@lomamell) August 6, 2023
Imagem de Capa: Paloma Melo