Muitos são os casos de idosos que trabalharam toda a sua vida na agricultura e que acabam por perder a sua aposentadoria por idade rural por não terem condições de se deslocarem ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente por problemas de saúde comuns com o avançar da idade.
Felizmente, existem juízes que se preocupam com o bem-estar dessas pessoas, como o caso de Fernando Marney Oliveira, juiz da comarca de Campos Belos, no interior de Goiás, que se deslocou a casa Domingos José dos Santos, um idoso de 83 anos que desde que sofreu um derrame deixou de conseguir se deslocar, para lhe conceder a sua aposentadoria por idade rural.
“Tinha a certeza que ele iria perder porque não saímos de casa com ele. É muito difícil e ele sente muita dor. Tem mais de quatro meses que não saímos com ele, a médica vem aqui e olha ele quando precisa”, contou Maria Ferreira, de 77 anos, esposa de Domingos ao TNH1.
A audiência aconteceu na própria sala de Domingos, tendo o juiz se sentado num sofá, enquanto ouvia as duas testemunhas necessárias para a situação, e a advogada do idoso, Florismaria Ferreira Barbosa, se sentado noutro sofá.
Bastaram apenas 15 minutos para que o juiz concedesse a aposentadoria a Domingos, tendo as duas testemunhas confirmado que o idoso sempre havia trabalhado na agricultura.
“O depoimento pessoal colhido in loco demonstra conhecimento acerca da agricultura de subsistência. Ainda, as testemunhas ouvidas em juízo afirmaram que conhecem o requerente sempre trabalhando na atividade rural. Ou seja, por tempo superior ao necessário para o reconhecimento da sua situação de segurado especial”, afirmou o juiz.
Ao terminar a sessão, Domingos chorou de emoção ao saber que tinha conseguido a sua aposentadoria e agradeceu dizendo em voz baixinha:
“Obrigada a Deus, doutor e todos vocês”.
“É a primeira vez que eu vejo aqui em Campos Belos o juiz vir na casa de uma pessoa que está numa situação dessa. Hoje o Judiciário de Campos Belos está fazendo a diferença”, disse Florismaria Ferreira Barbosa, a advogada.
Apesar desta atitude de Fernando ter sensibilizado muita gente, a verdade é que, segundo este, é instituído por lei o juiz sair do gabinete e ir até à parte, principalmente em casos como esses. Contudo, poucas são as pessoas que o sabem.
“Vejo que por trás de processos há vidas”, afirmou o juiz.
___________________________________________________________
APROVEITE PARA VISITAR O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO SÁBIAS PALAVRAS
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…
Enquanto católicos ao redor do mundo lamentam a morte do Papa Francisco, que faleceu nesta…
No dia de hoje (21/04), foi anunciado a morte do Papa Francisco, aos 88 anos,…