Recentemente, nos Estados Unidos, cerca de 50 pessoas estão doentes após consumirem lanches contaminados com a bactéria Escherichia coli (E. coli) em uma rede do McDonald’s, resultando em uma morte.
O surto ocorreu em 10 estados diferentes e afetou especificamente consumidores do famoso Quarteirão. Dessa maneira, levando as autoridades a suspeitar de uma contaminação nas cebolas cruas usadas na composição do lanche.
A E. coli é uma bactéria comum, encontrada em água, alimentos e intestinos de humanos e animais. Embora vários tipos de E. coli sejam inofensivas, a E. coli O157, responsável pelo atual surto, é altamente tóxica e perigosa.
Ela libera uma toxina que pode causar diarreia intensa, febre e até insuficiência renal grave, conforme alerta o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA.
A contaminação ocorre pelo consumo de alimentos contaminados ou ter contato com pessoas, animais ou até superfícies infectadas. Portanto, no McDonald’s, a principal suspeita recai sobre as cebolas cruas fatiadas.
Apesar dos hambúrgueres de carne moída também serem uma potencial fonte de contaminação, é improvável que o problema tenha vindo deles, pois tanto os testes federais quanto os procedimentos da rede garantem o cozimento em temperaturas adequadas para eliminação de bactérias.
Após a exposição à bactéria, os sintomas surgem rapidamente e incluem:
Para crianças e idosos, a infecção pode levar a complicações graves, como lesão renal. Por isso, os médicos orientam a busca imediata por atendimento ao observar sinais de desidratação e outros sintomas intensos.
Nos Estados Unidos, a E. coli O157 é responsável por aproximadamente 744 mil infecções anualmente, resultando em cerca de 2 mil internações e 61 mortes.
A recorrência de surtos sugere a necessidade de maior controle sanitário nas redes de alimentação, reforçando a importância de práticas de segurança alimentar para proteger consumidores.
Imagem de Capa: Canva
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…