No podcast PodPeople, a cantora Lexa abriu seu coração aos apresentadores e público, revelando que teve um diagnóstico que a abalou.
“Descobri que tenho uma doença chamada tireoidite de Hashimoto… A minha memória parece que é meio curta, tenho esquecimentos o tempo inteiro. Percebi algumas coisas, mas o esquecimento era o pior de todos”, desabafou Lexa.
“Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito triste. Ninguém quer ter uma doença autoimune.”
Ana Beatriz Barbosa, psiquiatra e apresentadora do podcast, esclareceu que a Tireoidite de Hashimoto ocorre quando os anticorpos do próprio corpo atacam a tireoide, uma glândula responsável pela regulação do metabolismo. Desse modo, a médica também apontou a retenção de líquidos e a dificuldade em perder peso como sintomas adicionais dessa doença.
“As pessoas ficavam me criticando na internet. ‘Ela fez harmonização facial’. Não, gente. Eu tenho uma doença autoimune que, por isso, tenho mais dificuldade [de perder peso], altera”, conta Lexa.
No podcast, Ana Beatriz Barbosa destacou que a chance da Tireoidite de Hashimoto evoluir para câncer é extremamente baixa. Ela também mencionou que a doença pode causar sintomas como unhas quebradiças, queda de cabelo e afinamento capilar. Muitas mulheres podem estar vivendo com essa condição sem o devido conhecimento.
Dessa forma, Lexa revelou que agora precisa tomar medicação diariamente para controlar sua condição, que afeta significativamente sua memória. “Às vezes eu estava em uma linha de raciocínio e eu esquecia, pedia para alguém me lembrar.”
Portanto, a cantora encerrou a entrevista com uma mensagem de conscientização: “Eu falei assim: ‘agora preciso falar sobre isso pois muitas mulheres têm e não sabem. Às vezes estão em quadros depressivos.'”
Imagem de Capa: Reprodução