Recentemente, a mais nova temporada do MasterChef Brasil começou e a apresentadora Ana Paula Padrão utilizou o termo “bem-vindes” para cumprimentar os participantes.
No início do programa ela disse: “sejam muito bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes à cozinha do MasterChef”.
Desse modo, o termo “bem-vindes” faz parte do que é conhecido como linguagem não-binária ou neutra. Essa forma de linguagem é uma maneira política de substituir palavras que determinam gênero, utilizando o “e” no lugar do “a” e “o”.
A linguagem não-binária/neutra tem o objetivo de promover a inclusão identitária de grupos LGBTQIAP+, permitindo que pessoas que não se identificam exclusivamente com o gênero masculino ou feminino também se sintam representadas.
A linguagem neutra tem sua origem na Suécia, onde as pessoas utilizam o pronome neutro “hen” para se referir a qualquer pessoa, independentemente de sua identidade de gênero.
Dessa forma, no Brasil, a discussão sobre o assunto ganhou força após debates com pessoas não-binárias, levando à proposta de incorporar a linguagem neutra ao vocabulário.
No entanto, é importante ressaltar que o uso da linguagem neutra não é uma regra estabelecida. Algumas pessoas a utilizam, enquanto outras não, e essas palavras não são encontradas em dicionários tradicionais.
Vale destacar que essa não é a primeira vez que Ana Paula Padrão utiliza o termo. Ela já explicou que o uso da linguagem não-binária é uma questão de empatia com as pessoas que se identificam dessa forma.
🚨TV: Ana Paula Padrão usa gênero neutro para dar boas vindas aos participantes do Masterchef: “Bem Vindes”. pic.twitter.com/pGTNzpVJwn
— CHOQUEI (@choquei) May 24, 2023
Imagem de Capa: Reprodução