Renée Rodrigues está quebrando estereótipos de gênero ao ensinar a seu filho de 10 anos, Enzo Rodrigues Ricci, a cozinhar. Chef e nutricionista de São Paulo tem orientado seu filho desde que ele era muito jovem no mundo da culinária. Ela não restringiu seu filho por causa de seu gênero, como muitas famílias fazem, permitindo que ele experimente a cozinha e ele já é capaz de fazer muitos pratos diferentes e está se tornando um especialista na área. Renée encorajou seu filho desde cedo, deixando-o solto na cozinha e no quintal quando ele era pequeno.
“Quando começou a andar e ter mais autonomia, eu o deixava solto na cozinha e no quintal. Perto dos 2 anos ele já pegava frutas na fruteira, que eu deixava na altura dele, enchia o copo de água e pegava goiabas e acerola no pé”, disse a mãe da criança.
Com 3 anos, ele já preparava seu próprio leite, quebrava ovos e separava ingredientes. Ao crescer, aprendeu a manusear alimentos e a experimentá-los, e hoje ele conhece muitos ingredientes e mistura sabores e texturas.
Enzo é orgulhoso de seu conhecimento e habilidades na cozinha. Ele é capaz de cortar alimentos com segurança, fazer pequenas preparações e decorar pratos. Como a mãe trabalhava em um restaurante enquanto Enzo crescia, ele teve ainda mais contato com a culinária. Agora, ele é capaz de fazer muitas receitas e está se tornando um especialista na área.
“Aos poucos fui ensinando a cortar com segurança, fazer pequenas preparações, decorar os pratos. Tudo sempre perto de mim, mas dando autonomia e segurança para ele. Hoje ele conhece muitos ingredientes e já começa a pensar na mistura de sabores e texturas”, conta.
Além de quebrar estereótipos de gênero, Renée também incentiva uma alimentação saudável. Ela aconselha que os pais apresentem alimentos em uma variedade de formas para que as crianças possam experimentá-los e degustá-los. Enzo é um exemplo de que permitir que as crianças experimentem a cozinha pode ser benéfico para a sua educação alimentar e para que se tornem mais independentes.
Imagens: rodrigues_renee@Instagram
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…