No Brasil, um caso trágico envolvendo a morte de Pietra, de 7 anos, chocou a todos. A mãe da menina, Camila Isaac, denunciou uma série de eventos que culminaram na fatalidade.
Enquanto Pietra estava sob atendimento em um hospital particular, a mãe alega que o médico responsável minimizou a condição da menina, atribuindo seus sintomas à suposta atitude de “dengo”.
View this post on Instagram
Os médicos diagnosticaram a criança com dengue, no entanto, indicaram tratamento de repouso em casa e ingestão de líquidos. Infelizmente, Pietra faleceu dois dias depois.
Camila Isaac não aceitou a perda de sua filha sem questionar a qualidade do atendimento médico. Portanto, ela registrou um boletim de ocorrência alegando negligência por parte da equipe de saúde do hospital particular. O relato das supostas palavras do médico está documentado no boletim.
View this post on Instagram
“Foi um descaso, desumano. Você [fica] largado de qualquer jeito, implorando para tomar remédio, para ser internado. Um hospital que tem pediatria, mas não internação pediátrica? O que é isso? [São] despreparados. Se aconteceu com a minha, com quantos outros não aconteceu [também]?”, questionou.
Inicialmente, Pietra foi diagnosticada com bronquite e virose, mas seu estado piorou rapidamente. Outra médica posteriormente identificou a dengue, recomendando que a família buscasse atendimento no Hospital Materno Infantil, uma unidade de saúde pública de referência para casos pediátricos.
No entanto, um médico posterior discordou da recomendação e indicou tratamento em casa.
View this post on Instagram
Diante do agravamento do quadro, Pietra foi levada ao Hmib, onde ficou internada na UTI e acabou falecendo. A Secretaria de Saúde informou que um comitê está investigando a causa da morte, com resultados esperados nos próximos dias.
Imagem de Capa: Camila Isaac