A partir de uma certa idade começa a ser comum para as mulheres serem “bombardeadas” com as típicas perguntas: “Então para quando um bebé?”, “Já está na hora de vir um menino, não?”. Contudo, hoje em dia a maternidade é cada vez mais adiada por diversas questões: financeiras, profissionais, relações pessoais, …, e por um lado ainda bem, pois segundo a ciência, isso pode mesmo até ser bastante benéfico para o bebé.
De acordo com um estudo realizado por Alice Goisis, uma professora associada em Demografia no Centro de Estudos Longitudinais localizado no Departamento de Ciências Sociais da University College London, em Londres, as mulheres que são mães pela primeira vez a partir dos 30 anos têm filhos mais inteligentes, tendo estes apresentado melhores resultados cognitivos e comportamentais comparativamente aos filhos de mulheres com idades entre os 25 e 29 anos.
Após analisar os dados do Millennium Cohort Study (MCS), um estudo nacional que acompanhou mais de 18.000 nascimentos ocorridos no Reino Unido por volta do ano 2000, a pesquisadora pôde concluir que as mães que têm o primeiro filho aos 30 anos ou mais são as que têm maior probabilidade de manter altos níveis de qualificação, de se casar e de coabitar no momento do nascimento e de ter altos níveis de renda familiar. Além disso, tendem também a ter melhores comportamentos de saúde em comparação às mais jovens, tendo menor propensão a fumar e a amamentar por um período superior a 4 meses.
Contudo, o mesmo não se passa com mulheres que são mães pela primeira vez a partir dos 40 anos que, apesar de terem características semelhantes às de 30-39 anos, os seus filhos não só não apresentam níveis significativamente diferentes de resultados cognitivos e comportamentais, como até correm maior risco de obesidade em comparação com crianças nascidas de mães com idades entre os 25 e 29 anos.
Assim sendo, se estás a pensar em ter filhos, então fica a saber que as melhores idades para o fazeres é entre os 30 e os 39 anos, segundo a ciência. Ainda assim, não existe melhor altura do que aquela em que te sentes realmente preparada para esse passo tão importante da tua vida!
Créditos das imagens: Pexels
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…