Se você busca ter um filho, é necessário pensar em qual estágio da vida você irá ter um bebê.
A maioria das pessoas decide aumentar a família entre 20 e 30 anos, porém muitos estão tendo seus filhos mais velhos.
De acordo com o Centro Nacional de Estatísticas de Saúde, em 2019, a taxa de fertilidade de mulheres de 40 a 44 anos foi de 13%. Esse aumento mostra que estão tendo mães mais velhas com mais frequência.
No entanto, ser mãe “mais velha” lhe traz o benefício de já se conhecer mais e ter mais confiança de criar um outro ser humano.
Dessa forma, mães contam as suas experiências em ter filhos nessa fase da vida.
“Tive meu único filho aos 41 anos. Na verdade, foi muito divertido. Sinto que tive o melhor dos dois mundos. Pude trabalhar, viajar e passar um tempo com meu marido por 11 anos antes de concebermos. Adicionando um filho para a nossa vida neste momento de nossas vidas não tem sido nada difícil.”
“Minha primeira e única nasceu dois meses antes de eu completar 42 anos. A gravidez foi surpreendentemente fácil, considerando o quanto as pessoas dão importância à ‘idade materna avançada”.
“Estou feliz por ter vivido muito antes de ter um filho, então não sinto que perdi nada e tenho uma perspectiva e experiência que posso compartilhar com meu filho.”
“Tive meu filho mais velho aos 42 anos e gêmeos quatro dias antes do meu aniversário de 46 anos. Às vezes, me sinto um pouco estranho porque algumas das mães de crianças com a idade de meus filhos são 15 anos mais novas do que eu.”
“Estou feliz por ter esperado porque pude fazer muitas coisas legais antes de ter filhos. Ao mesmo tempo, fico um pouco triste por provavelmente não ter a oportunidade de conhecer meus bisnetos.”
“Eu tinha 40 anos quando tive meu terceiro filho (36 e 38 com os outros dois). Tenho certeza de que há vantagens em ter filhos quando você é mais jovem, mas gostei de ser uma mãe mais velha . Já fiz muitas coisas que eu queria.”
“As desvantagens? Estamos mais velhos e com menos energia. Eu me preocupo que não estaremos por perto quando nossos filhos tiverem a nossa idade. Mas, novamente, podemos muito bem ser.”
“Tive meu segundo filho aos 41 anos. Eu era de alto risco e fui a tantas consultas médicas. Meu primeiro foi prematuro, então tivemos muito cuidado. Agora tenho uma menina atrevida e saudável de 7 anos, mas cara, estou cansada. Minha mãe era avó nessa idade.”
“Sou uma mãe com mais de 40 anos e filhos em idade pré-escolar. Tive minha filha aos 40 anos e meu filho 17 meses depois. Não tivemos problemas para engravidar. Tive gestações saudáveis, tivemos bebês saudáveis.”
“Minha obstetra/ginecologista me acompanhou durante meus anos de solteira e meu desejo de ter uma família, e isso chegou a um ponto em que conversamos sobre outras opções juntas. Ela é simplesmente incrível e super solidária. Provavelmente não era da mesma forma que todo médico seria, mas minha experiência pessoal foi ótima. Encontre um médico que o apoie e você terá o cuidado que merece.”
Publicado por Romper
Imagem de Capa: Pixabay
Recentemente, uma estrela de site de conteúdo adulto afirmou ter quebrado um recorde mundial ao…
As amizades são algumas das relações mais gratificantes da vida, mas também podem ser complicadas.…
Quando se trata de relacionamentos duradouros, talvez seja verdade que você nem sempre consegue tudo…
Os cigarros eletrônicos, ou vapes, têm sido promovidos como uma alternativa menos prejudicial ao tabagismo…
Após conquistar o coração do público brasileiro, o filme “Ainda Estou Aqui”, iniciou sua trajetória…
A influenciadora digital catarinense Ianka Cristini surpreendeu seus mais de 12 milhões de seguidores nas…