O planeta Terra está em constante evolução, sendo moldado por processos geológicos e ambientais que ocorrem ao longo de milhões de anos. Dessa forma, para poder compreender essas mudanças, cientistas usam tecnologias avançadas, incluindo imagens de satélites.
Recentemente, o Google lançou um projeto chamado Timelapse, que utiliza imagens de satélite para mostrar a transformação da Terra desde 1984 até 2012.
O projeto Timelapse do Google é uma impressionante coleção de imagens de satélite que documenta a evolução da superfície da Terra ao longo de quase três décadas. As imagens resultam de uma colaboração entre o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a NASA, instituições que monitoram nosso planeta desde os anos 70.
Em 2009, o Google começou a disponibilizar essa galeria de imagens online, usando a tecnologia Google Earth Engine. Ao analisar 2.068.467 fotos, foram selecionadas as de melhor qualidade para cada ano, a partir de 1984.
O resultado é uma animação em HTML5 que permite aos espectadores observar como as cidades cresceram e as mudanças em locais notáveis. Dessa forma, podemos observar ao degelo do Alasca e o desmatamento da Amazônia.
As mudanças na Terra ocorrem ao longo de milhões de anos, e o projeto Timelapse é uma ferramenta valiosa para entender esses processos.
No entanto, as transformações do nosso planeta não se limitam a algumas décadas. Continentes se movem, oceanos se abrem e fecham, e a topografia da Terra muda drasticamente em escalas de tempo geológicas.
Para explorar essas mudanças em uma escala ainda maior, existe o “Ancient Earth Globe,” um site interativo criado pelo paleontólogo Ian Webster.
Este site permite que os usuários viagem no tempo, retrocedendo até 750 milhões de anos atrás, cobrindo quatro supercontinentes ao longo da história da Terra: Pannotia, Gondwana, Laurentia e Pangeia.
Ao visitar o “Ancient Earth Globe,” você pode observar a Terra em diferentes épocas e eventos, desde o triássico médio até a dominação da Pangeia.
O site oferece uma experiência interativa que permite aos usuários selecionar datas específicas e explorar como a geografia da Terra mudou ao longo das eras geológicas.
Desse modo, criando uma experiência única. Assim, permitindo que as pessoas se conectem com seus próprios locais e vejam como estavam posicionados em diferentes momentos da história da Terra.
Imagem de Capa: Reprodução
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…