Reflexão

Maturidade: sentir falta da pessoa, mas entender que é melhor assim

Existem pessoas que parecem destinadas a ficarem juntas. Existem pessoas que parecem destinadas a se distanciarem. É triste, parece meio cruel, mas é verdade: infelizmente, nem sempre o amor é o bastante para que duas pessoas permaneçam juntas pelo resto da vida.

“É química, é suor, é pele arrepiada, vontade de se ver, de conversar, de ficar junto. E daí ficam.”

Ninguém consegue explicar direito sentimentos, ainda mais aqueles que se relacionam com a paixão amorosa. Fato é que, de repente, lá estão se sentindo atraídas pessoas que poderiam já se conhecer ou mesmo nunca terem se visto antes. É química, é suor, é pele arrepiada, vontade de se ver, de conversar, de ficar junto. E daí ficam.

Até aí, tudo bem, o duro é quando passam as horas, os dias, semanas, meses, e começa o cotidiano, a rotina, a mesmice. E começam os problemas que sempre aparecem na vida de todo mundo. Inevitavelmente, a paixão arrefece, enquanto os choques de realidade aumentam. O que era somente leveza começa a pesar. Ou se firma o amor, ou há desencontro.

Na verdade, existem pessoas que se amam, mas não conseguem ficar juntas e não somente em uniões amorosas. Familiares, colegas, em todo tipo de relacionamento, pode haver amor e carinho envolvido, mas impossibilidade de convivência duradoura. Muitas pessoas possuem alguém de quem gostam bastante, mas com quem brigam muito.

“(…) pessoas com visões de mundo muito dissonantes, com experiências e crenças que destoam demais daquilo em que os parceiros carregam dentro de si, dificilmente conseguirão conviver sem se cobrarem demais, sem se machucar, sem machucar um ao outro.”

Dizem que o amor tudo suporta, porém, pessoas com visões de mundo muito dissonantes, com experiências e crenças que destoam demais daquilo em que os parceiros carregam dentro de si, dificilmente conseguirão conviver sem se cobrarem demais, sem se machucar, sem machucar um ao outro. Não conseguirão ficar juntas, sem anulação, ressentimento, frustração.

Existem pessoas que são mais felizes longe de nós e também somos melhores longe delas. Nesses casos, teremos que nos conscientizar de que a convivência nunca será pacífica e tranquila. Que tenhamos, pois, a maturidade necessária para entendermos que sentiremos falta de certas pessoas que já saíram de nossas vidas, mas será melhor ficar cada um no seu canto.

Por: Prof. Marcel Camargo

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

A verdade feia sobre ‘encontros casuais’ – e por que você nunca deve se meter em um novamente

Em uma cultura de namoro que prospera tanto na falta de compromisso quanto no nosso…

2 horas ago

Casais de signos que não dão certo de jeito nenhum, segundo a astrologia

Apesar de algumas pessoas acreditarem que a astrologia não passa de superstição, ela pode ser…

3 horas ago

Isso é o que que acontece com o seu corpo se você comer dois cravos-da-índia por dia

O cravo-da-índia é uma especiaria que além do sabor marcante, é conhecida por seus benefícios…

3 horas ago

Criadora de conteúdo choca web ao revelar que está ‘fumando as cinzas de seu pai’ em sua homenagem

A YouTuber Rosanna Pansino, que conta com cerca de 15 milhões de inscritos em seu…

4 horas ago

Qual é meu animal espiritual, de acordo com minha data de nascimento?

Você já se perguntou: "Qual é meu animal espiritual?". Essa curiosidade ressoa com muitas pessoas…

5 horas ago

Esta é a nova tendência de 2024 que deixará de lado a árvore de Natal

A tradicional árvore de Natal, símbolo icônico das festividades de fim de ano, pode estar…

5 horas ago