Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum, no entanto, especialistas alertam que isso pode ser um sinal precoce de uma condição mais grave: insuficiência cardíaca.
De acordo com o Dr. James Wetherby, a fadiga persistente não é apenas um incômodo, mas um alarme silencioso para uma condição que afeta quase 900 mil pessoas só no Reino Unido.
A fadiga vai além de sentir-se apenas cansado após uma noite mal dormida. Segundo a professora Julia Newton, é como “uma sensação avassaladora de falta de energia”, onde as pessoas sentem que sua “bateria” se esgota rapidamente, frequentemente deixando-as exaustas, mesmo após descansar adequadamente.
Isso te soa familiar? Se sim, talvez seja a hora de considerar a fadiga como mais do que apenas resultado de uma rotina puxada.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração enfrenta dificuldades para bombear sangue de maneira eficiente. Dessa maneira, levando a uma entrega insuficiente de oxigênio aos músculos e tecidos do corpo.
Portanto, pode deixar as pessoas constantemente cansadas, muitas vezes sem perceber a causa raiz.
“Um dos primeiros e mais negligenciados sintomas da insuficiência cardíaca é a fadiga persistente. Quando o coração está sobrecarregado, ele luta para fornecer sangue rico em oxigênio, deixando você completamente exausto”, destaca o Dr. Wetherby.
Reconhecendo os sintomas da insuficiência cardíaca
A fadiga persistente é apenas um dos sinais de alerta. Outros sintomas incluem:
- Falta de ar (em repouso ou durante atividade física)
- Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
- Ganho de peso inexplicável
- Confusão ou tontura
- Tosse persistente ou chiado
- Abdômen inchado ou perda de apetite
- Batimento cardíaco acelerado ou palpitações
Esses sintomas podem surgir de forma repentina (insuficiência cardíaca aguda) ou se desenvolver ao longo de semanas ou meses (insuficiência cardíaca crônica).
Reduzindo o risco
A boa notícia é que se você mudar o seu estilo de vida para hábitos mais saudáveis, pode reduzir o risco ou ajudar a gerenciar os sintomas. Por isso, busque se alimentar de forma saudável, inclua na sua dieta frutas, vegetais, proteínas magras e minimize gorduras saturadas, sal e açúcar.
Outro fator importante é manter exercícios físicos em sua rotina, dessa forma, fortalecendo o seu coração.
Caso você fume, elimine totalmente o tabaco de sua vida. Essa atitude irá reduzir a sobrecarga no sistema cardiovascular.
No entanto, se você está enfrentando sintomas associados à insuficiência cardíaca, procure um médico imediatamente. O diagnóstico precoce e mudanças proativas no estilo de vida podem fazer toda a diferença na prevenção desse perigo silencioso.
Imagem de Capa: Canva