É durante as longas horas de sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Enquanto uma pessoa dorme e sonha, as energias são repostas e o metabolismo é regulado – essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
No entanto, existe uma quantidade mínima ideal de horas de sono por noite.
O médico Daniel Friederich compartilhou nas redes sociais um alerta sobre as consequências de se dormir poucas horas por noite. Ele afirma que dormir entre quatro e cinco horas pode ser potencialmente mortal.
“Você acha que pode sobreviver com apenas quatro a cinco horas de sono todas as noites?”, perguntou Dr. Friederich a seus seguidores.
O premiado oftalmologista de St. Louis, Missouri, insiste que não dormir o suficiente pode levar a uma “morte precoce”. “Estudos mostraram repetidas vezes que a quantidade ideal de sono é entre seis e oito horas por noite, de preferência pelo menos sete”, explicou ele em um vídeo viral publicado em sua página do TikTok .
“Se você passar mais de nove horas, também é ruim para sua saúde. Mas dormir menos de cinco é a pior coisa que você poderia estar fazendo. Aumento da mortalidade geral, doenças cardiovasculares, todos os tipos de doenças estão associados a dormir tão pouco.”
Uma pesquisas de 2022, realizada pela University College London, também sugeriu que dormir menos de cinco horas por noite pode aumentar em as chances de morte prematura de uma pessoa idosa.
O principal autor, Severine Sabia, disse: “A multimorbidade (a presença de 2 ou mais condições de saúde de longo prazo) está aumentando em países de alta renda e mais da metade dos adultos mais velhos agora tem pelo menos duas doenças crônicas. Isso está se mostrando um grande desafio para a saúde pública, pois a multimorbidade está associada ao alto uso de serviços de saúde, hospitalizações e incapacidades.”
“À medida que as pessoas envelhecem, seus hábitos e estrutura do sono mudam. No entanto, é recomendável dormir de sete a oito horas por noite – já que durações de sono acima ou abaixo disso já foram associadas a doenças crônicas individuais.”, diz a pesquisa.
O médico também deu algumas orientações sobre como ter uma noite de sono melhor. “Para garantir uma noite de sono melhor, é importante promover uma boa higiene do sono, como garantir que o quarto esteja silencioso, escuro e com uma temperatura confortável antes de dormir”, disse.
“Também é aconselhável remover os dispositivos eletrônicos e evitar grandes refeições antes de dormir. A atividade física e a exposição à luz durante o dia também podem promover um bom sono.”
@drdanfriederich If you want an early death, sleep 4-5 hours a night 😴 . . . #eyehealth #optometrist #doctorsofinstagram #eyehealthtips #dryeyes #health #fitness #healthyrecipes #optometry #eyewear #optician #healthspo #fitlifestyle #optical #wellness #healthychoices #fitnesslifestyle #healthylife #fitspiration #healthyliving #fitfood #gym #fit #healthyfood #healthylifestyle #livehard #75hard #nutrition #sleeptips ♬ original sound – drfriederich
Imagem de Capa: Reprodução/Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…