Médico revela com qual idade você deve PARAR de beber álcool

Uma nova perspectiva sobre o consumo de álcool tem gerado debates sobre a idade ideal para abandonar a bebida de forma definitiva.

O neurologista Dr. Richard Restak, autor do livro “Como Prevenir a Demência“, aponta a idade em que acredita ser essencial eliminar o álcool da sua vida e seus argumentos podem surpreender você.

A relação entre álcool e saúde cerebral

De acordo com o Dr.Restak, o álcool é um “neurotoxina direta”, ou seja, pode prejudicar o cérebro, especialmente quando consumido em grandes quantidades ou por longos períodos.

Dessa maneira, ao consumir regularmente pode ter um aumento do risco de desenvolver demência e a outras complicações de saúde.

Ele também alerta que, aqueles que consomem bebidas alcoólicas para aliviar a ansiedade ou melhorar o humor, podem ter riscos sérios a longo prazo.

Portanto, ele sugere que você se questione “Por que eu bebo?”. Se a resposta está relacionada a lidar com emoções ou estresse, talvez seja hora de reavaliar sua relação com o álcool.

Quando devemos parar de beber?

Segundo o Dr. Restak, as pessoas deveriam considerar seriamente parar de consumir álcool completamente aos 65 anos. Nesse momento, os indivíduos já expuseram o cérebro e o corpo a décadas de possíveis danos relacionados ao álcool.

Aqui estão algumas razões para abandonar o álcool nessa idade:

  • Proteção cognitiva: O consumo regular aumenta o risco de demência. Eliminar o álcool pode ajudar a preservar a função cerebral com o passar dos anos.
  • Redução do risco de quedas: O álcool prejudica o equilíbrio, a coordenação e a força, aumentando a probabilidade de quedas. Idosos são especialmente vulneráveis, e quedas podem causar lesões graves ou até fatais.
  • Saúde geral: O álcool contribui para a atrofia muscular, reduz a agilidade e pode interagir negativamente com medicamentos frequentemente usados por pessoas mais velhas.

Curiosamente, as gerações mais jovens já estão optando por beber menos. Pesquisas indicam que jovens com menos de 35 anos estão buscando um estilo de vida sem álcool. Além disso, figuras públicas que abandonaram o álcool têm ajudado a moldar uma nova visão sobre o consumo de bebidas.

Embora a decisão de parar de beber seja pessoal, os argumentos do Dr. Restak oferece uma visão convincente para repensar o consumo de álcool com o passar dos anos.

Ao eliminar o álcool permanentemente aos 65 anos pode ser um passo proativo em direção a uma vida mais longa e saudável. Então, se você está próximo dessa idade ou já passou dela, talvez seja o momento de considerar dar adeus ao álcool.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!