Esta semana estamos sendo contemplados de conseguir ter uma visão bem clara de outros planetas e este é um momento melhor do que nunca para testemunhar um “desfile planetário”.
Neste caso, um desfile planetário ocorre quando seis planetas — Marte, Júpiter, Netuno, Saturno, Urano e Vênus — parecem se alinhar no céu enquanto orbitam. É importante notar que esse alinhamento no céu é visto apenas da perspectiva da Terra.
De acordo com a BBC, os seis planetas já estão visíveis no céu noturno, com mais um planeta bônus (Mercúrio) se juntando aos seis no final de fevereiro.
É preciso que o céu noturno esteja limpo para ver corretamente o desfile planetário, então é melhor estar em um local longe das luzes da cidade e ir para o campo. Para ter mais chances de avistamento, você precisará sair à noite, algumas horas após o pôr do sol, e virar para sudeste.
Para se orientar, estique o braço direito na direção em que o sol nasce e o braço esquerdo apontará para o oeste, onde o sol se põe. A frente da pessoa indica o norte e as costas da pessoa indicam o sul. Desta forma, o sudeste é o ponto intermediário entre o sul e o leste.
E embora Vênus, Marte, Júpiter e Saturno sejam brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu, você provavelmente precisará de binóculos ou um telescópio para avistar Urano e Netuno.
“Há algo especial em observar os planetas com seus próprios olhos”, disse Jenifer Millard, astrônoma do Fifth Star Labs, ao canal.
“Sim, você pode ir ao Google e obter uma visão mais espetacular de todos esses planetas. Mas quando você olha para esses objetos, esses são fótons que viajaram milhões ou bilhões de milhas pelo espaço para atingir suas retinas. É apenas uma coincidência que eles estejam nessa posição de suas órbitas.”
O astrônomo Finn Burridge, do Observatório Real de Greenwich, disse ao MailOnline: “Muitas vezes, os planetas nascem enquanto outros se põem, mas é bastante raro que vários planetas sejam visíveis simultaneamente. Alguns desfiles podem incluir apenas três ou quatro planetas, este ano temos seis, o que é muito raro e bastante significativo.”
Jake Foster, um oficial de educação em astronomia, acrescentou: “Vênus será visivelmente o mais brilhante dos quatro planetas, brilhando com uma luz branca brilhante, e Júpiter será o segundo mais brilhante, também brilhando na cor branca.”
“Saturno será claramente mais fraco que os outros três, devido à sua distância muito maior do sol. Marte terá a diferença mais distinta dos outros por causa de sua coloração, aparecendo como um ponto de luz laranja brilhante a olho nu.”
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um decreto polêmico que restringe o…
Esta é uma história tão antiga quanto o tempo, aquela em que uma jovem de…
Este intrigante quebra-cabeça desafia você a descobrir qual é o número escondido na imagem. No…
Você já percebeu que seus relacionamentos seguem um certo padrão? Essa intrigante ilusão de ótica…
Recentemente, o céu do Rio de Janeiro foi palco de um espetáculo natural que encantou…
Uma Bispo de Washington emitiu uma resposta ao comentário poucas palavras que Donald Trump deu…