Embora a idade média de início da menstruação no Reino Unido seja 12 anos, muitas crianças tem feito parte de um número crescente de meninas que começam a menstruar ainda com menos idade.
De acordo com pesquisas, está se tornando comum o fato de as meninas estarem começar a menstruar cada vez mais cedo do que nunca.
Um estudo publicado em maio descobriu que, enquanto as mulheres nascidas entre 1950 e 1969 começaram a menstruar aos 12 anos e meio em média, para aquelas nascidas entre 2000 e 2005 a idade média foi de 11,9 anos, relatou o periódico JAMA Network Open.
Os pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que a proporção de meninas que começaram a menstruar antes dos 11 anos aumentou de 8,6% para 15,5%.
E embora a proporção de mulheres que começaram a menstruar antes dos nove anos ainda fosse pequena (menos de 2%), ela mais que dobrou durante o mesmo período, de 0,6 para 1,4%.
Eles afirmaram que a obesidade infantil pode ser um fator contribuinte, assim como “dieta, estresse psicológico e fatores ambientais, como produtos químicos desreguladores endócrinos e poluição do ar”.
Embora esses números sejam baseados nos EUA, especialistas dizem que a mesma tendência está ocorrendo no Reino Unido — e é uma tendência, dizem eles, que traz uma série de problemas para as meninas.
De acordo com um novo relatório, 11% das adolescentes no Reino Unido relataram que seus períodos as fazem sentir como se “a vida não valesse a pena ser vivida”.
A pesquisa realizada pela Wellbeing of Women, uma instituição de caridade voltada para a saúde reprodutiva das mulheres, com 3.000 garotas britânicas de 12 a 18 anos, descobriu que 20% disseram que o período menstrual as deixou “presas na cama” e 43% incapazes de comer ou dormir.
Ainda mais preocupante, um estudo de Harvard descobriu que a menarca precoce está associada a resultados adversos de saúde, “como doenças cardiovasculares, câncer, aborto espontâneo [ou seja, perda gestacional] e morte prematura”.
Segundo uma ginecologista do Lister Hospital, de Londres, existem múltiplos fatores envolvidos. “Isso se deve predominantemente à dieta e nutrição – especificamente ao fato de que as pessoas estão comendo mais alimentos calóricos e mais em geral, e se tornando mais obesas como resultado”, disse a Dra. Tania Adib.
O tecido adiposo produz o hormônio estrogênio, cujos níveis elevados podem acionar a glândula pituitária no cérebro para produzir hormônios que estimulam os ovários a iniciar o ciclo menstrual mais cedo.
“Durante a guerra, quando a comida era escassa, as meninas não tinham tanta gordura corporal, então os períodos começavam mais tarde”, explicou.
No entanto, a Dra. Adib revela que pesquisas sugerem que alguns produtos químicos disruptores endócrinos presentes no ambiente podem estar envolvidos, como os ftalatos ou o bisfenol-A.
“Esses produtos químicos são usados na produção de plásticos e acredita-se que tenham um efeito semelhante ao do estrogênio”, ela diz. “Eles também são encontrados em móveis, brinquedos infantis, tecidos e cosméticos.”
Além disso, a genética é outro fator, diz a Dra. Shazia Malik, ginecologista e Diretora Médica da empresa de saúde ginecológica Daye, no Reino Unido.
“Mães que começaram a menstruar cedo tendem a dar à luz meninas que também começam a menstruar cedo”, explicou. “Essas influências genéticas fazem com que o cérebro sinalize a liberação de hormônios sexuais mais cedo do que o habitual.”
Entretanto, pode ser “traumático” para uma menina começar a menstruar ainda na escola primária, muitas vezes antes que os pais ou professores tenham conversado com elas sobre o que esperar.
“Os pais devem considerar preparar suas filhas para as mudanças associadas à puberdade mais cedo. A comunicação aberta pode ajudar as meninas a entender, aceitar e lidar com as mudanças.”, disse.
“É essencial ter essas conversas com meninos e meninas. Pode fazer uma grande diferença, especialmente para uma menina, se ela não for levada a sentir que há algo errado com ela. Afinal, isso é a natureza em ação.”, acrescentou.
Com informações Daily Mail
Imagem de Capa: Canva
Todos desejam ter um relacionamento saudável, no entanto, se manter em um pode ser desafiador.…
Viver cercado de pessoas infelizes é extremamente difícil, pois a negatividade delas podem influenciar seu…
Perder os pais é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar.…
Você já notou que várias barbearias possuem um poste listrado que gira na entrada? Ele…
Quando falamos em abuso verbal, logo pensamos em gritos ou palavras ofensivas. No entanto, ele…
A astrologia pode revelar muitos aspectos da nossa personalidade, incluindo o que pode nos deixar…