O adolescente Lucas Jemeljanova tinha apenas seis anos quando foi diagnosticado com uma forma de câncer chamada glioma pontino intrínseco difuso (DIPG).
Este é um tipo raro e agressivo de câncer que afeta o cérebro e mata cerca de 98% dos pacientes cinco anos após o diagnóstico inicial. No entanto, as crianças diagnosticadas com a doença normalmente vivam entre nove e 12 meses.
Anteriormente, o único tratamento que os médicos conseguiam oferecer para este tipo específico de câncer era a radioterapia. Mas Lucas, que vive na Bélgica, viajou com os pais para França, onde participou do estudo Medicina Biológica para Erradicação do DIPG (BIOMEDE).
Este estudo foi iniciado em 2014 e consistiu em testar a eficácia de três medicamentos contra o câncer – erlotinibe, everolimus e dasatinibe.
Em uma parte crucial deste estudo, os pesquisadores extrairam um pequeno fragmento do tumor de cada paciente usando uma agulha. Este fragmento foi analisado e usado para construir uma imagem mais clara da composição biológica e das necessidades únicas de cada paciente.
Como resultado, eles conseguiram atribuir o medicamento que consideraram mais eficaz para cada paciente, sendo que Lucas recebeu everolimus.
Mais outras sete crianças que participaram do ensaio tiveram como resultado uma diminuição de seus tumores e a sua esperança de vida aumentar. Lucas foi a única pessoa no experimento que o tumor desapareceu completamente.
O Dr Jacques Grill, que acompanhou Lucas no estudo, ficou surpreso com o resultado. “Não conheço nenhum outro caso como ele no mundo”, disse ele.
O medicamento everolimus nunca havia sido utilizado no tratamento do DIPG antes. Funciona bloqueando um tipo de proteína que está envolvida na divisão e no crescimento das células cancerígenas.
No entanto, os médicos acreditam que a biologia particular de Lucas pode ter sido um fator na sua recuperação e estão esperançosos com o que sua recuperação pode significar.
A pesquisadora Marie-Anne Debily disse à AFP: “O caso de Lucas oferece uma esperança real. Tentaremos reproduzir in vitro as diferenças que identificamos em suas células.”
Imagem de Capa: Canva
Todos desejam ter um relacionamento saudável, no entanto, se manter em um pode ser desafiador.…
Viver cercado de pessoas infelizes é extremamente difícil, pois a negatividade delas podem influenciar seu…
Perder os pais é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar.…
Você já notou que várias barbearias possuem um poste listrado que gira na entrada? Ele…
Quando falamos em abuso verbal, logo pensamos em gritos ou palavras ofensivas. No entanto, ele…
A astrologia pode revelar muitos aspectos da nossa personalidade, incluindo o que pode nos deixar…