Nesta última terça-feira (27), a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, anunciou uma mudança que impactou os usuários do Instagram.
A partir de 14 de janeiro de 2025, a companhia encerrará a ferramenta que permite a criação de filtros de realidade aumentada por terceiros, incluindo marcas e criadores independentes. Portanto, apenas os filtros criados pela Meta estarão disponíveis para o uso.
O anúncio, divulgado no blog oficial da Meta, pegou muitos de surpresa.
A decisão marca o fim de uma era em que marcas, influenciadores e criadores de conteúdo podiam personalizar e compartilhar seus próprios filtros no Instagram. Dessa maneira, aumentando a interatividade e o engajamento dos usuários.
De acordo com a Meta, a plataforma Meta Spark, que facilitava a criação desses filtros, será desativada como parte de um movimento estratégico mais amplo.
A Meta não forneceu detalhes específicos sobre as motivações por trás da decisão. Contudo, a empresa afirmou que a medida faz parte de uma iniciativa para focar em produtos que atendam melhor às necessidades futuras de consumidores e clientes empresariais.
A empresa está comprometida em tornar a transição o mais suave possível, porém, reconhece que o impacto será significativo, especialmente para a comunidade de criadores de RA.
Reação dos usuários
Os usuários do Instagram tiveram uma reação mista. Muitos não gostaram da decisão da retirada dos filtros, já outros nem se importam com a mudança.
“Ah, o Instagram vai acabar com os filtros? E o que eu tenho a ver…não uso há anos”, disse um internauta. “Todo mundo concorda que com o fim dos filtros no Instagram todo mundo deve voltar pro Snapchat?”, disse outro. “O Instagram vai tirar os filtros, nunca mais posto foto na vida”, lamentou um usuário.
Imagem de Capa: Canva