Um vídeo publicado nas redes sociais, mostra o ministro da Justiça do Brasil Flávio Dino durante uma cerimônia de lançamento de um programa de bolsas. Entretanto manifestou sobre um caso de xenofobia de uma portuguesa xingando uma brasileira no aeroporto de Lisboa, Portugal.
Sobre a reação do ministro, imagens que foram gravadas em um aeroporto em Portugal, é possível ouvir a mulher portuguesa gritando para uma brasileira “vai para a sua terra, estão invadindo Portugal, essa raça”, entre outras declarações xenófobas.
Episódio explícito de xenofobia em Portugal. #Surreal pic.twitter.com/O6R97q6wZd
— Cloves Reges (@Regesmaia) November 6, 2023
Em resposta, Flávio Dino declarou: “Bom, se for isso, nós temos direito de reciprocidade, não é? Porque em 1500 eles invadiram o Brasil”.
“E concordo, até, que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite”, acrescentou.
Dino reage à xenofobia de portuguesa acusando brasileiros de invadir Portugal. “Direito à reciprocidade”.
“Em 1500 eles invadiram o Brasil. E concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto”, afirmou o ministro. pic.twitter.com/YDxKQjSKRs
— Metrópoles (@Metropoles) November 7, 2023
O deputado brasileiro Túlio Gadelha, relator da Comissão sobre Migrações Internacionais e Refugiados da Câmara dos deputados, afirma que pediu ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil que questione a embaixada portuguesa sobre este caso.
Em declarações ao portal Metrópoles, Túlio Gadelha afirmou que este caso “é um crime, um desrespeito à nação, à cultura e aos brasileiros”.
“Não é a primeira vez que acontece, mas todas [estas situações] são revoltantes. Esses casos recorrentes de xenofobia precisam acabar. Vamos acompanhar de perto a apuração desse facto lamentável”, disse.
Imagem de Capa: Reprodução